Educação de Itaporanga firma parceria com Instituto Luciano Barreto Júnior

22/09/2017 14:02

Educação de Itaporanga firma parceria com Instituto Luciano Barreto Júnior

A Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria Municipal de Educação, recebeu a confirmação de que o município estará integrado ao projeto Conectando com a Vida, do Instituto Luciano Barreto Júnior. Apenas quatro municípios foram contemplados com a parceria, são eles: Itaporanga D’Ajuda, São Cristóvão, Santa Rosa de Lima e Estância. Nos próximos dias, o prefeito Otávio Sobral e o presidente do Instituto, Luciano Barreto, estarão assinando o Termo de Parceria entre o município e o ILBJ.

Serão ofertadas 50 vagas para alunos da rede municipal de ensino, matriculados a partir do 6º ano do ensino fundamental. A seleção será feita a partir de aplicação de um questionário social nas Escolas Maria das Graças Souza Garcez, Professor Nilson Barreto Socorro, Genésio Santana e Nicola Mandarino, tendo em vista, que são as únicas unidades de ensino da rede que possuem o ensino fundamental a partir do 6º ano. Os alunos selecionados terão cursos gratuitos de Informática, Matemática, Português e Cidadania e Trabalho, Arte-Educação, além de oficinas, palestras, entre outros.

O prefeito Otávio Sobral destaca que a Administração estará sempre trabalhando para ofertar o melhor aos alunos da rede municipal. “Quando ficamos sabendo que poderíamos angariar esta parceria, não pensamos duas vezes e fomos em busca disso, de poder proporcionar aos nossos alunos cursos de qualidade, uma melhor formação. O Instituto Luciano Barreto Júnior é bastante respeitado no estado e realmente faz um lindo trabalho com jovens e adolescentes do nosso Estado”, afirmou o gestor.

O secretário de Educação, Ronaldo Oliveira, esteve na sede o ILBJ junto a técnica de Projetos Educacionais da Secretaria, Isis Mota, onde definiram os últimos detalhes desta parceria. “Nós estivemos na sede do ILBJ, onde conhecemos todas as instalações e conversamos com a Valéria Pinto Freire, que é gerente do ILBJ, e que definiu conosco todos os detalhes desta parceria. O ILBJ oferece estes cursos aos nossos alunos e em contrapartida, o município fica responsável pelo transporte e cuidador para estes jovens”, concluiu.

Sobre o Projeto

O Conectando com a Vida é um projeto âncora do ILBJ, agregador de todos os demais projetos, tem como objetivo promover o processo de infoinclusão social de jovens em vulnerabilidade social e econômica, desenvolvendo competências fundamentais para o mundo do trabalho e para o exercício da cidadania. Informática, Matemática, Português e Cidadania e Trabalho, Arte-educação, são algumas das ações empreendidas por este projeto que tem duração de 10 meses.