Prefeitura de Itaporanga regulariza pendência e está apta para celebrar convênios com a União

Esta era a dificuldade maior que o município tinha para sair do CAUC

26/09/2017 16:52

A Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda acaba de dar importante passo para o prosseguimento do projeto de construir uma nova história no município: a regularização no Cadastro Único de Convênios, o CAUC.  A liberação foi obtida na manhã desta terça-feira, 26, com a emissão da certidão negativa do INSS. Esta era a dificuldade maior que o município tinha para sair do CAUC.

O prefeito Otávio Sobral destaca que a Administração tem trabalhado incansavelmente para solucionar os principais problemas do município, principalmente a regularização no CAUC. “Desde janeiro, não medimos esforços para sanar as dívidas do município e proporcionar que Itaporanga volte a viver uma era de desenvolvimento e melhorias na qualidade de vida dos nossos munícipes”, destacou o gestor municipal.

O CAUC é uma espécie de Serasa das Prefeituras. A falta de quitação com determinadas obrigações e o não cumprimento com os convênios estabelecidos, fazem com que o município entre na lista de devedores e passe a ter restrições para firmar acordos, convênios e ter acesso a recursos do Governo Federal.

Em Itaporanga, os principais problemas encontrados pelo prefeito foram inadimplências e prestações de contas atrasadas ou não realizadas, referentes às diversas gestões anteriores. “Além de trazer prejuízos para nossa cidade, impedindo que algumas obras e projetos custeados com recursos do Governo Federal pudessem ser executados, também tinha um efeito negativo de reputação do nosso município. Estávamos entre as prefeituras que não cumprem seus compromissos com a previdência, isso é algo degradante para nossa cidade. Mas, graças a Deus e ao trabalho da nossa equipe, nossa gestão está conseguindo sanar as dívidas herdadas”, afirmou o prefeito.