Em reunião, Prefeitura e Senar definem ações para Itaporanga

A reunião teve como objetivo definir ações do Senar que serão ofertadas no município de Itaporanga D’Ajuda ainda este ano

02/10/2017 18:24

Em reunião, Prefeitura e Senar definem ações para Itaporanga

No início da tarde desta segunda-feira, 2, representantes das Secretarias Municipais de Assistência Social e Trabalho, Educação, Saúde e Agricultura, participaram de reunião com representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), na sede da Secretaria de Assistência Social, com o objetivo de definir ações do Senar que serão ofertadas no município de Itaporanga D’Ajuda ainda este ano.

O prefeito Otávio Sobral enfatiza que manteve contato com o presidente do Senar, Ivan Sobral, solicitando que ações fossem ofertadas no município. “Nos últimos dias nós estivemos com o presidente do Senar diversas vezes, onde conversamos bastante sobre as ações que eles poderiam trazer para o nosso município. Itaporanga é uma cidade extensa e com mais de 50 comunidades rurais, com certeza, a vinda destes serviços é uma ação bastante positiva para estas comunidades”, afirmou o gestor.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Trabalho, Izabel Sobral, destaca a importância de receber ações que abrangem diversas áreas da Administração Pública. “Nesta reunião pudemos fechar ações que favorecem a Saúde, Assistência Social, Agricultura, Educação e Cultura, então nós conseguimos trazer ações que vão beneficiar muito os nossos munícipes, principalmente, os que residem na Zona Rural, tendo em vista o foco maior do Senar são as comunidades rurais”, disse.

O superintendente do Senar, Dênio Augusto Leite, fez um balanço do encontro em Itaporanga e falou sobre algumas ações que serão ofertadas no município. “A conclusão dessa reunião é que nós fizemos uma parceria para que o município receba duas ações iniciais, a primeira delas é com a saúde, com foco na saúde da mulher e na saúde do homem, um programa nosso chamado Saúde no Campo. Nós levamos uma educação preventiva da saúde masculina e feminina, principalmente voltada as Doenças Sexualmente Transmissíveis e ao câncer de útero nas mulheres e próstata nos homens. Nós devemos fazer duas ações este ano ainda no município, atendendo uma expectativa de 400 homens e 400 mulheres”, pontuou o superintendente.

“Uma ação mais para o final do ano, é o Cinema na Praça, o Cine-Senar. Nós devemos trazer ao município de Itaporanga uma projeção de cinema, voltado para, pelo menos, 400 pessoas, com filme de repercussão nacional, gratuito, com distribuição de pipoca e refrigerante para os participantes. Em relação aos cursos, é uma questão que ainda será definida entre prefeitura e o setor responsável pelos treinamentos, quais os cursos que Itaporanga receberá este ano ainda. Não sabemos precisar quais e quantos, mas eles ocorrerão”, concluiu, Dênio.

Participaram da reunião a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Izabel Sobral; a secretária adjunta, Jane Almeida; o secretário de Educação, Ronaldo Oliveira; o secretário de Agricultura, Augusto Sobral; a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Gisélia Siqueira; o superintendente do Senar, Dênio Augusto Leite; demais técnicos da Secretaria de Assistência Social e do Senar.