Associação Itarts, Secretaria de Assistência Social e SEIDH realizam entrega de Carteiras de Artesão em Itaporanga

06/10/2017 13:55

A Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, realizou na manhã desta sexta-feira, 06, em parceria com a Associação Itarts e com a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIDH), a entrega de Carteiras de Artesãos da Associação, que é composta por 35 artesãos itaporanguenses. A solenidade contou com a participação do prefeito Otávio Sobral, do vice-prefeito Francinaldo Alves, da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Trabalho, Izabel Sobral, dos vereadores Ivan Luciano e Edezio Tavares, além de secretários do município.

O prefeito Otávio Sobral destacou a importância do evento para o município e para os artesãos. “Essa Carteira do Artesão é a forma deles serem reconhecidos em todo o país pelo trabalho magnífico que realizam, é uma porta de entrada para as diversas feiras de artesanatos que são promovidos em todo o país. Com isso, nós, junto com a Secretaria de Assistência Social, vamos trabalhar para promover eventos que beneficiem e exaltem esses artesãos, que agora possuem o seu reconhecimento profissional”, afirmou o gestor.

A presidente da Associação Itartes, Silvia Carla Anchieta, explica que esta foi a primeira etapa da entrega de carteiras e que a Associação tem o objetivo de reconhecer ainda mais artesãos. “Hoje foi a primeira etapa da entrega de carteiras, pois depois haverá uma avaliação e então a continuação das entregas, na próxima etapa queremos atingir cerca de 50 artesãos. A importância desse ato é que quando o artesão possui a carteira, ele é reconhecido nacionalmente e ele pode participar de feiras nacionais e internacionais, pode emitir nota fiscal avulsa, pode também obter benefícios exclusivos, como descontos, além de poderem participar de feiras que são restritas a artesãos que possuem a carteira”, diz.

A técnica de artesanato do Programa do Artesanato-Sergipe, Lena Cavalcante, enfatiza os benefícios da Carteira do Artesão. “A importância da Carteira é a identificação de que aquela pessoa é realmente um artesão, pois ela passou por duas avaliações, a primeira é a técnica, onde vemos se a matéria-prima e a técnica utilizada para aquele produto está dentro dos conceitos brasileiros, vemos também a habilidade, desenvoltura e sendo aprovado é cadastrado e recebe a carteira do artesão. É muito bom e satisfatório quando descobrimos novos artistas em outros locais, porque é uma forma de manter viva a identidade cultural de onde esse artista vive”, concluiu.