Programa Amigo do Peito atende 177 mulheres em Itaporanga

31/10/2017 16:38

Programa Amigo do Peito atende 177 mulheres em Itaporanga

A Prefeitura de Itaporanga, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta segunda e terça-feira, 30 e 31, em alusão ao Outubro Rosa, exames de mamografia bilateral digital na carreta Amigo do Peito. Foram atendidas 177 mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. Os resultados dos exames saem em 15 dias.

A coordenadora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Gisélia Araújo, destaca a parceria que foi firmada para a realização dos exames no município. “É uma parceria que estamos fazendo com o Amigo do Peito, são 177 mamografias divididos em dois dias. No dia 30 foram atendidas 78 mulheres, já nesta terça, 31, atendemos 99, completando as 177 mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. A gente tentou atender todo o município da melhor forma possível. Foi definida essa faixa etária, por não ser muito priorizada pelo Ministério da Saúde, é mais de 25 a 59 anos. Então essa faixa é uma que está um pouco a margem”, disse.

A dona de casa Maria de Fátima Nascimento diz que se trata de uma ação muito importante para as mulheres de Itaporanga. “Eu acho muito importante, porque se fosse pra fazer pago eu não teria esse dinheiro, então eu agradeço a Deus e ao prefeito que nos deu essa oportunidade. A agente de saúde foi na minha casa, disse que teria, fez minha ficha e eu vim satisfeita. Realmente nós precisávamos de uma ação como essa”, afirmou.

Já a dona de casa Maria Carvalho afirma que ficou muito feliz quando foi informada da ação da Secretaria de Saúde. “Estou achando bom demais, porque é importante pra gente se prevenir do câncer de mama, essas ações sempre são importantes”, diz, satisfeita.

Sobre o Amigo do Peito

O Amigo do Peito é uma unidade móvel para realização do exame de mamografia, dotada de equipamentos modernos e instalações climatizadas e adequadas para proporcionar conforto, higiene, segurança e rapidez no atendimento aos pacientes.

A mobilidade e qualidade do serviço oferecido pelo Amigo do Peito visa o trabalho em parceria com governos estaduais e municipais no atendimento aos pacientes do SUS - Sistema Único de Saúde, como também o quadro de servidores públicos e empresas privadas.