Prefeitura de Itaporanga realiza primeira edição da Feira Nossa Gente, Nossa Arte

A Feira reúne artesãos e microempreendedores itaporanguenses para expor e comercializar seus trabalhos

12/11/2017 10:59

Com o objetivo de promover atividades voltadas para o empreendedorismo, geração de renda, inclusão e qualificação profissional, a Prefeitura de Itaporanga d’Ajuda, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho com o programa Acessuas Trabalho, e em uma parceria com a Associação Itartes, realizou na noite deste sábado, 11, a primeira edição da Feira Nossa Gente, Nossa Arte, que reúne artesãos e microempreendedores itaporanguenses para expor e comercializar seus trabalhos.

O prefeito Otávio Sobral destaca a importância da realização do projeto que promove a geração de emprego e renda. “Na verdade, esta Feira é uma forma da gente valorizar os nossos artesãos e microempreendedores, dando a oportunidade deles mostrarem os trabalhos que realizam e comercializá-los, gerando renda para eles. Nós já conseguimos viabilizar as carteirinhas de artesãos para eles, que dá a eles o reconhecimento em todo o país, e agora estamos provendo uma ação como esta, para valorizá-los cada vez mais”, afirmou.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Trabalho, Izabel Sobral, prestigiou o evento e fez questão de parabenizar a todos os artesãos presentes. “Gostaria de parabenizar a todos os artesãos e microempreendedores que estão participando desse projeto conosco e agradecer a todos e ao Itartes por abraçarem essa ideia da nossa Administração. Estaremos sempre de portas abertas para atendê-los e realizar mais eventos como este com o objetivo de promover, cada vez mais, os trabalhos de cada um de vocês”, disse.

A artesã Valdirene Isaias França destaca o apoio da Prefeitura no desenvolvimento dos trabalhos dos artesãos itaporanguenses. “É um incentivo que a gente está tendo, porque a gente demonstra os nossos produtos e antes a gente não tinha essa oportunidade aqui. Através da Prefeitura, a gente está conseguindo, não só divulgar, como a gente está conseguindo crescer através da carteirinha de artesão que a gente tinha até bastante dificuldade de adquirir, e eu consegui fazer com que minha irmã virasse uma microempreendedora individual através da carteirinha da Associação. A Itartes também está ajudando muito e agora nós somos conhecidos nacionalmente como artesãos”, destacou Valdirene que confecciona artes em papel.

A microempreendedora Brenda Oliveira Silva diz que é a segunda vez que participa de uma Feira realizada pela Prefeitura. “Essa feira é muito importante principalmente para mostrarmos o nosso produto, no meu caso então, pois trabalho bastante com redes sociais e aqui consigo concretizar o meu trabalho. Pra mim é muito importante, eu que já participo pela segunda vez e que vem abrindo muitas portas pra mim”.

Já a microempreendedora Raquel Rollemberg, participa da Feira pela primeira vez e enfatizou estar bastante satisfeita com o apoio da Administração Municipal. “Pra nós microempreendedores e artesãos de Itaporanga, essa Feira é de grande importância, a oportunidade, o apoio da Prefeitura, pois estamos começando e todo início é difícil, e esse apoio da Prefeitura é muito importante para divulgar o nosso trabalho e para que a população da cidade conheça os nossos trabalhos”, diz.

A professora Renilde Rodrigues Santana esteve na Feira para conhecer os artesanatos e adquirir alguns produtos, na oportunidade, enfatizou a importância da realização do projeto. “Eu acho importante, porque essas pessoas já trabalham há muito tempo e essa é uma chance de divulgar. Eu sou professora e também artesã, porém não divulgo meu trabalho, mas quem sabe um dia eu possa estar aqui participando também. Com certeza será muito bom que essa Feira aconteça sempre, pelo menos, a cada seis meses é o ideal”, concluiu.

A fisioterapeuta Aline Ribeiro diz que ficou encantada com os artesanatos expostos e fez questão de levar alguns produtos para decorar sua casa. “É uma feira importante pra cidade, para os microempreendedores, para movimentar o artesanato na cidade, incentivar as pessoas a produzir, pois é algo que faz parte da nossa cultura regional. A Prefeitura está de parabéns por fazer um incentivo desse, é bom que sempre aconteça na cidade. A organização está muito boa e eu já estou de olho em alguns artesanatos”, afirmou.