Prefeito Otávio Sobral assina Termo de Cooperação com UFS, MPT e Associação de Moradores da Ilha Mem de Sá

O Termo de Cooperação Técnica oficializa a implantação de ações de extensão da UFS na comunidade

14/11/2017 17:15

O prefeito Otávio Sobral, acompanhado do secretário de Assuntos Jurídicos, Marcelo Sobral, participou de reunião na manhã desta terça-feira, 14, com o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT-SE), Adroaldo Bispo, o reitor da Universidade Federal de Sergipe, Ângelo Antoniolli, e representantes da Associação de Moradores do povoado Ilha Mem de Sá, para assinatura do Termo de Cooperação Técnica, que oficializa a implantação de ações de extensão da UFS na comunidade.

O prefeito Otávio Sobral falou sobre a importância da assinatura do convênio e das ações que deverão ser implantadas na comunidade Ilha Mem de Sá. “É uma ação muito importante, pois os benefícios que trarão são de ampla relevância para o município, especialmente para a Ilha Mem de Sá e adjacências. Os moradores dessa região receberão ações em diversas áreas que valorizarão, ainda mais, aquela região, seja no âmbito do turismo, preservação ambiental, entre outros. Então nós assinamos o Termo de Cooperação e já damos um pontapé inicial nesse projeto”, afirmou o gestor municipal.

O reitor da Universidade Federal de Sergipe, Ângelo Antoniolli, destaca que esta é uma forma da UFS se aproximar. “É uma aproximação da universidade, dos saberes que nós temos e de uma discussão de que a universidade não pode ficar presa nela mesma. A pró-reitoria de extensão tem juntamente com o MPT uma discussão ampla, ao longo do tempo e culminou nessa integração com Itaporanga, porque haviam atividades dos nossos professores numa Ilha, que é a Ilha Mem de Sá”, disse, o reitor.

“Hoje a universidade tem engenharia de pesca, tem todos os cursos da saúde, tem cursos ligados ao desenvolvimento agrário, e isso faz com que possamos encontrar um lugar comum, onde os alunos possam conhecer essa realidade e contribuir para a transformação dessa realidade. É este exercício da universidade, junto com a Prefeitura de Itaporanga e com o Ministério Público do Trabalho, que está acontecendo hoje, estamos imbuídos das melhores das intenções no sentido de transferir os saberes para a comunidade, que está recebendo muito bem. Estamos entusiasmados. Itaporanga merece, há uma disposição, há uma vontade e nós devemos fazer isso onde há disposição e onde há vontade”, concluiu.

O procurador do Ministério Público do Trabalho, Adroaldo Bispo, destaca que o projeto que será implantado na Ilha Mem de Sá possui um grande diferencial. “O diferencial desse projeto é que ele não se limitará a apenas a pesquisa e ao final a apresentação de uma tese, ao contrário, o que teremos são pesquisadores que em conjunto com a comunidade, continuarão fazendo suas pesquisas, entretanto, levando o efetivo serviço que essa comunidade precisa”, diz.

A presidente da Associação de Comunitária da Ilha Mem de Sá, Joseilda dos Santos, diz que é algo bastante aguardado pela comunidade. “Esse projeto é muito importante pra Ilha, estávamos esperando justamente essa assinatura, esse fechamento de termo de convênio aqui para que possamos dar início aos trabalhos na comunidade, junto com a UFS, com os professores, inclusive já temos uma casa de apoio para os professores e estudantes. Agora vamos receber trabalhos na área de odontologia, engenharia civil, a construção de três consultórios médicos, a construção de uma unidade produtiva, a formação de uma cooperativa, então com essa assinatura sabemos que daqui vamos colher bons frutos”, afirmou.