Alunos da rede municipal embarcam para São Paulo para participar das Paralimpíadas Escolares

20/11/2017 14:55

Na manhã desta segunda-feira, 20, o prefeito Otávio Sobral, acompanhado do secretário de Educação, Ronaldo Oliveira, e do secretário adjunto, Márcio Travassos, acompanhou os estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino de Itaporanga d’Ajuda que embarcaram para São Paulo, para participar das Paralimpíadas Escolares, que inicia nesta terça-feira, 21, no CT Paralímpico, na cidade de São Paulo.

Os atletas itaporanguenses Yasmim Santos Moura e Kauan Santos Siqueira conquistaram as vagas na delegação sergipana, após vencerem competições nos XXXIV Jogos da Primavera, promovidos pela Secretaria de Estado da Educação. O prefeito Otávio Sobral destacou a alegria em ver estudantes do município se destacando no esporte a nível nacional.

“Nós ficamos muito felizes e orgulhosos de ver os nossos estudantes se destacando nas competições de esporte escolar a nível estadual, e agora indo nos representar nas competições nacionais. Com certeza ficamos aqui na torcida, acreditando e esperando o retorno deles, claro, que com as medalhas de ouro. Além disso, esta é uma forma de vermos a capacidade dos nossos estudantes de crescerem cada vez mais no esporte estudantil”, afirmou o gestor.

O professor de Educação Física do município, Antônio Ferreira de Melo Júnior, explica como ocorrem as Paralimpíadas e quais modalidades os itaporanguenses irão disputar. “As Paralimpíadas Escolares acontecem desde 2009, e este ano acontece em São Paulo, onde tem um Centro de Treinamentos Paralímpico. Esse evento é voltado para escolares, de 12 a 17 anos, onde são mais de mil alunos do Brasil inteiro participando. A competição conta com as modalidades de atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, futebol de 5 e basquete em cadeira de rodas”, explica o professor.

“A equipe do nosso Estado está indo com 19 atletas do paratletismo. De Itaporanga, estamos indo com dois atletas que irão fazer parte da delegação de paratletismo de Sergipe. A aluna Yasmim, que tem 13 anos e vai participar do arremesso de peso, lançamento da pelota e dos 100 metros. Vamos ter também o Kauan que é da Escola Padre Everaldo, deficiente intelectual, que vai competir no arremesso do peso, nos 800 metros e nos 200 metros. Essas vagas foram conquistadas nos Jogos da Primavera, onde eles se sagraram campeões nas provas das categorias deles”, concluiu o professor.

A aluna e atleta, Yasmim Santos Moura, se disse bastante confiante e garantiu que irá retornar do Estado de São Paulo com várias medalhas de ouro. “É uma oportunidade boa, porque eu tenho mais coragem pra lutar pelas coisas, e ntão tenho bastante coisa pra fazer, o atletismo, a fisioterapia e a escola. Tenho muita confiança em mim e acredito que volto de São Paulo com três medalhas de ouro”, disse a atleta, muito feliz.