Secretarias de Educação de Agricultura se reúnem com agricultores do município para formalização de cooperativa

21/11/2017 13:46

Durante a manhã desta terça-feira, 21, as Secretarias de Agricultura e de Educação do município se reuniram com trabalhadores rurais de Itaporanga, para tratar da formalização de uma Cooperativa de Agricultura Familiar, com o objetivo de inserir essa classe no fornecimento da merenda escolar do município. O evento contou ainda com uma parceria com o Sebrae, através de palestra sobre a importância da criação da entidade.

O secretário de Agricultura Augusto Sobral destacou que o principal objetivo é valorizar os agricultores rurais do município de Itaporanga. “As Secretarias de Agricultura e Educação se juntaram para ajudar e incentivar os agricultores do município na criação de uma cooperativa para que os produtores possam vender seus produtos a Prefeitura para serem utilizados na Merenda Escolar, com o objetivo de gerar renda para estes agricultores. Então a participação da Agricultura é, justamente, firmar parceria com os outros sindicatos e, principalmente, as associações, que nós temos várias”, explica o secretário.

Já o secretário Adjunto de Educação, Márcio Travassos, enfatiza a parceria firmada entre as secretarias na elaboração desse projeto. “A finalidade dessa parceria entre as secretarias é para, justamente, criar uma cooperativa, para que eles possam fornecer e participar das licitações da merenda escolar. O FNDE desde 2009, com a nova resolução, firmou que somente entidades jurídicas, no caso as cooperativas, podem participar da Agricultura Familiar. O que fazemos hoje é comprar produtos de outros municípios. Então o objetivo da prefeitura é que a renda possa circular dentro do próprio município. Uma vez que com a formalidade da cooperativa nós poderíamos inseri-los na merenda escolar, então a participação da Secretaria de Educação legislativamente falando é isso”, disse.

A consultora do Sebrae, Camila Moreira, diz que a capacitação do Sebrae possui três módulos e só encerra quando a entidade está formalizada. “Neste primeiro momento vamos fazer uma palestra sobre o que é uma cooperativa, qual a importância, quais são as vantagens de se estar reunido em cooperativa e verificar se eles tem realmente interesse em assumir esse compromisso, participando desse empreendimento coletivo. A cooperativa é uma saída para venda dos produtos dos agricultores rurais e para que eles vendam esses produtos para os municípios, não só para Itaporanga. O Sebrae só encerra os trabalhos com estes agricultores quando formaliza, com CNPJ, tudo pronto, para lança-los no mercado de trabalho”, concluiu.