Professores da Escola Municipal Maria das Graças realizam 4ª edição do Na Trilha da Cultura Negra em parceria com Secretarias do município

A IV edição do Na Trilha da Cultura Negra teve como tema “Outros caminhos e sons da história”

28/11/2017 22:45

Na tarde desta terça-feira, 28, aconteceu a abertura da IV edição do Na Trilha da Cultura Negra, com o tema “Outros caminhos e sons da história”. O evento é realizado pelos professores da rede municipal de ensino, Max Alberto e Erick Barbosa, através de um projeto idealizado na Escola Municipal Maria das Graças Souza Garcez, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Neste dia de abertura, o evento teve convidados especiais, a exemplo do ator, escritor e poeta Severo D’Acelino e do cantor e compositor Roger Kabeleira. O evento contou, ainda, com a participação do secretário de Educação Ronaldo Oliveira e do diretor de Cultura e Turismo, Palmiro Fontes. Além da participação de várias escolas da rede municipal.

O secretário de Educação, Ronaldo Oliveira, enfatiza a importância da realização do evento. “É um momento muito importante para a educação do nosso município, um momento para refletirmos e discutirmos sobre ambição e conscientização. Gostaria de agradecer as presenças de todas as escolas, do ator Severo D’Acelino e do cantor Roger Kabeleira”, diz.

De acordo com o professor Max Alberto o evento surgiu a partir de demandas sociais estabelecidas. “Essa é uma luta do movimento negro e indígena, além disso atende a legislação que exige que o sistema educacional trabalhe com esses conteúdos. Em 2008 outra legislação acrescenta que a cultura indígena tem que ser trabalhada da mesma maneira. O projeto tem como objetivo provocar reflexões a respeito da condição do negro no Brasil, assim como as minorias desamparadas por lei ou atacados por preconceitos raciais estabelecidos”, afirmou.

O ator Severo D’Acelino destaca a importância da realização de eventos como o Na Trilha da Cultura Negra para o município. “Na verdade é uma importância muito grande, não só da responsabilidade, mas do interesse, do respeito a consciência negra, do respeito a educação e as novas propostas de educação, onde os valores devem ser multiculturais, o país é culturalista. A gente tem que verificar através do ensino, da educação, onde o aluno possa se ver em todas as disciplinas onde os professores possam colocar a cultura negra em suas disciplinas e dialogar com os alunos”, disse.