Prefeito Otávio Sobral recebe gerente do INSS Sergipe e atendimentos no PREVCidade de Itaporanga iniciam nesta quarta-feira, 24

23/01/2018 11:19

O prefeito Otávio Sobral recebeu na manhã desta terça-feira, 23, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (SMAST), o gerente do INSS Sergipe, Raimundo Brito, para tratar dos últimos detalhes para o início do funcionamento do PREVCidade de Itaporanga. Os atendimentos já iniciam nesta quarta-feira, 24, na sala da Previdência Social, que fica no prédio da Secretaria de Assistência Social. Acompanharam o encontro, o vice-prefeito Francinaldo Alves e a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Trabalho, Izabel Sobral.

O prefeito Otávio Sobral destacou a importância do início de atendimentos e solicitou mais benefícios para os municípios. “Estamos ansiosos esperando para o início dos atendimentos aqui no município, por isso nos empenhamos na cooperação com INSS fornecendo tudo que foi solicitado com agilidade, para trazer mais estes benefícios para os nossos munícipes. Fico muito feliz em saber que já nesta quarta-feira a população já pode ser atendida aqui mesmo na sede do PREVCidade de Itaporanga”, afirmou o gestor.

O gerente do INSS Sergipe destaca que o município de Itaporanga será o primeiro a ser implantado o INSS Digital. “Nós iniciamos os atendimentos em Itaporanga nesta quarta-feira até a sexta-feira, 26. Na segunda, dia 29, nós teremos um breve recesso até o dia 2 de fevereiro, sexta-feira, porém no dia 5, que é a na segunda-feira, retornaremos com os atendimentos normalmente. Aqui nós teremos os seguintes serviços: extrato de pagamento de empréstimo e de vínculo, simulação de tempo de contribuição e de benefícios, carta de aposentadoria, como divulgar meu INSS e senha inicial, resultado de perícia, extrato de imposto de renda e declaração de nada consta”, explicou o gerente.

“Outra importante novidade para Itaporanga, é que será o primeiro município a ser implantado o INSS Digital que abrange também o estabelecimento de Acordos de Cooperação Técnica (ACT). Como a Prefeitura não mediu esforços para que pudéssemos iniciar, o mais breve, os atendimentos aqui no município, nós achamos justo implantarmos esse modelo já aqui na cidade”, completou, Brito.

Sobre o PREVCidade de Itaporanga

O PREVCidade de Itaporanga d’Ajuda inicia os atendimentos nesta quarta-feira, 24, e segue até a sexta-feira, 26. Na segunda-feira, 29, o INSS inicia um breve recesso até o dia 2 de fevereiro. Na segunda-feira, dia 5 de fevereiro, os atendimentos retornam normalmente na sede do PREVCidade, que fica na Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho.

Os atendimentos contam com os seguintes serviços: extrato de pagamento de empréstimo e de vínculo, simulação de tempo de contribuição e de benefícios, carta de aposentadoria, como divulgar meu INSS e senha inicial, resultado de perícia, extrato de imposto de renda e declaração de nada consta.

Sobre o INSS Digital

O INSS Digital é uma nova forma de atendimento no INSS, que consiste na utilização do processo eletrônico para a análise dos benefícios, eliminando a tramitação física de papeis. Com o novo modelo, toda a documentação do segurado será digitalizada e devolvida na hora. Em seguida, o processo será analisado de forma eletrônica, sem tramitação de documentos físicos.

Os principais resultados esperados são: ampliação do número de requerimentos e atendimentos remotos; redução do tempo de agendamento e do tempo de permanência dos segurados nas agências; redução das demandas judiciais; e maior agilidade na conclusão dos processos, em decorrência da distribuição da demanda entre as unidades digitais. Além de contribuir com a sustentabilidade, com a diminuição no uso de papel.

O INSS Digital abrange também o estabelecimento de Acordos de Cooperação Técnica (ACT) entre o Instituto e organizações representativas, públicas ou privadas, para facilitar o acesso aos serviços e ao reconhecimento dos direitos dos cidadãos.