Itaporanga recebe mudanças na iluminação pública

03/04/2017 15:06

Itaporanga recebe mudanças na iluminação pública

Visando proporcionar aos munícipes maior segurança e uma iluminação pública de qualidade, a Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Serviços Urbanos, realiza várias mudanças na iluminação pública da cidade. A Praia e povoado Caueira e o Calumby foram as primeiras localidades a receberam mudanças, recentemente a Praça de Eventos e o Ginásio de Esportes Governador João Alves Filho também receberam nova iluminação.

As principais mudanças ocorrem nas trocas de lâmpadas a Vapor de sódio por metálica e nas substituições por lâmpadas de LED em determinados pontos da cidade. A luminária de LED proporciona um melhor conforto visual, baixo consumo de energia, chegando a 40% de economia, e uma luminosidade muito maior. A durabilidade é extremamente mais elevada, enquanto as lâmpadas comuns tem uma duração de cinco a seis meses, as de LED podem chegar a oito anos de duração.

O secretário municipal de Obras, Transporte e Serviços Urbanos, Sérgio Melo, explica que o trabalho de manutenção da iluminação pública será estendido a todas as comunidades. “Todas essas mudanças ocorrem justamente com o objetivo de proporcionar mais segurança para a população, de início essa foi a maior preocupação. Também tem a questão do pagamento da energia, da TIP (taxa de iluminação pública), que nós encontramos em uma situação que o poste estando com a lâmpada acesa ou não o município estava pagando”, explica o secretário.

A avenida Lourival Baptista também recebeu novas luminárias de LED

Na praia e no povoado Caueira, no Calumby, avenida Lourival Baptista, Praça de Eventos e no Ginásio de Esportes do município houve as substituições de lâmpadas Vapor de Sódio por lâmpadas de LED. Seguindo a política de beneficiar toda a população, em breve outras localidades da cidade também receberão nova iluminação.

“As lâmpadas de LED que estamos substituindo é um trabalho planejado. Começamos pela Caueira porque é o local com maior intemperismo na questão da corrosão. Fizemos toda a praia da Caueira, onde substituímos 390 lâmpadas, no povoado Caueira mais 250, no povoado Calumby foram 45, e vamos continuar dando sequência aos povoados, fazendo uma economia que baixa 40% no consumo. Além dos postes de 12 metros que eram lâmpadas a vapor de sódio que na sua grande maioria estavam todas queimadas, mas trocamos por vapor metálica de 400w dando outra conotação. Fizemos aqui na Praça de Eventos e entrada da cidade e vamos fazer em todas as praças do município, na praça Santo Antão e nas demais”, afirma, Sérgio Melo.

O Ginásio de Esportes do município ganhou nova iluminação este fim de semana

A Secretaria de Obras do município procura fazer os trabalhos paulatinamente para que a administração se familiarize com eventuais melhorias ou ajustes que possam ser feitos. Ainda não é viável a mudança de toda a iluminação do município por LED, pois trata-se de algo muito oneroso, mas ao longo do tempo pode-se fazer essas alterações. “O trabalho tem sido feito através de processo licitatório de compra de material e utilizando a própria equipe da prefeitura, valorizando a equipe de elétrica do município que possui oito funcionários”, conclui.