Nota de Esclarecimento

10/05/2017 21:52

Nota de Esclarecimento

O município de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria Municipal de Educação, está trabalhando na adequação e reestruturação da Rede Municipal de Ensino. Com isso, algumas escolas do município serão fechadas momentaneamente. O fator gerador da ação é a falta de alunos matriculados nas unidades de ensino, além do baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e a erradicação das salas multisseriadas.

O município de Itaporanga D’Ajuda não é o único no estado a fechar escolas por falta de alunos, o mesmo aconteceu com Itabaiana, que hoje é modelo no Estado, com Estância, Salgado e Itabaianinha, entre outros. O modelo de educação aplicado nos últimos anos em Itaporanga não condiz mais com a realidade atual. Este primeiro semestre é de reestruturação da educação, e tudo que está sendo realizado é através de estudos para melhorias na rede municipal de ensino.

Os alunos não ficarão sem estudo, eles serão realocados para outra unidade de ensino e será disponibilizado transporte escolar com um cuidador que será responsável pela condução dessas crianças. Na gestão anterior, foram fechadas três escolas, porque foi necessário, a situação atual é idêntica. As escolas que farão parte da reestruturação não serão completamente desativadas. Um zelador ficará atuando na escola que poderá ser utilizada para fins de saúde, assistência social e demais situações. Além disso, o fechamento dessas unidades é momentâneo, caso haja aumento no número de matrículas da região, a escola será reativada.

A última avaliação do Ideb no município foi em 2013, onde o resultado foi 3,5, abaixo da meta a ser alcançada que era 4,2. Já em 2015 a meta era 4,5, mas não houve resultado para comparação. Atualmente o município se encontra sem meta no Índice, pela falta de média, o que coloca o Itaporanga em um patamar inferior aos outros municípios. Ou seja, não existia interesse em melhorar a qualidade da educação.

A reestruturação que está acontecendo é uma forma de melhorar a qualidade da educação no município e aumentar o IDEB de Itaporanga, com isso, os repasses para a modalidade aumentam, afinal é o alto índice do IDEB que faz com que o município receba mais recursos que serão investidos na área.