Secretaria de Saúde de Itaporanga realiza mobilização no Dia D de vacinação contra a gripe

13/05/2017 11:36

Durante este sábado, 13, acontece o Dia D de vacinação da Campanha contra o vírus Influenza, onde todo o município se mobiliza para atingir o número máximo de imunização. Em Itaporanga, são quatro pontos de vacinação no centro: na Clínica de Saúde da Família Humberto Mandarino, na Unidade Básica de Saúde da Família Getúlio Sávio Sobral (Loteamento Santo Antônio), um ponto de vacinação na Estação e outro na Feira Livre. Abrangendo os povoados, foram instalados pontos de vacinação estratégicos nos povoados Nova Descoberta e Sapé.

O prefeito Otávio Sobral esteve visitando um ponto de vacinação e falou da importância da ação. “Eu aproveitei que ainda não havia tido tempo de me vacinar e vim no ponto de vacinação da Feira para tomar a minha dose e me proteger da gripe. Essa é uma ação que acontece a nível nacional e é um ato muito importante. Nós mobilizamos vários profissionais e esperamos que a população procure os pontos de vacinação e se protejam”, afirma o gestor.

A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Adiranir Malaquias, destaca que a expectativa é que seja feita uma boa cobertura vacinal. “A gente está com boas expectativas de vacinação, vamos fazer duas parciais, uma meio dia e outra no final da tarde, para vermos se estamos conseguindo atingir a meta proposta pelo Ministério da Saúde. Estamos com um ponto na Feira, um na Estação que é onde tem o maior fluxo de pessoas na cidade, um no Morro, no povoado Nova Descoberta e Sapé”, enfatiza a coordenadora.

Vários profissionais da Secretaria de Saúde estão atuando, com o intuito de aumentar o número de pessoas vacinadas no município. “Em cada ponto de vacinação nós temos duas pessoas vacinando e duas fazendo os registros, temos quatro motoristas a nossa disposição e mais três pessoas no suporte. Ao total, conseguimos mobilizar 22 profissionais, que estão empenhados nos nossos pontos de vacinação”, conclui, Adiranir.

Sobre a Campanha

A Campanha de Vacinação segue até o dia 26 de maio com a meta de imunizar 7.047 mil pessoas em Itaporanga. A vacina disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B, além de reduzir as complicações, as internações e as mortalidades decorrentes das infecções provocadas pela gripe.

Este ano, integram o público-alvo da campanha, pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada que estão em sala de aula, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas, pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e os funcionários do sistema prisional.