PRODETUR REALIZA CONSULTA PÚBLICA NA ILHA MEM DE SÁ PARA INÍCIO DAS OBRAS DE CONSTRUÇÃO DOS ATRACADOUROS

Na tarde desta quarta-feira, 15, os moradores do povoado Ilha de Mem de Sá receberam as equipes do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), programa integrado a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Embrapa e Capitania dos Portos da Marinha, para a realização de Consulta Pública do Prodetur, para a iniciação do processo licitatório para a construção dos atracadouros do Caibros e Ilha Mem de Sá.

O secretário de Estado do Turismo, Fábio Henrique, destaca que a consulta pública é uma etapa exigida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a iniciação da obra. “Nós estamos aqui para fazer a audiência pública que é uma etapa exigida pelo BID, que é exatamente que a gente venha mostrar a população de forma muito clara e transparente tudo que vai acontecer. E destacamos a parceria com a prefeitura, eu quero agradecer ao prefeito Otávio Sobral e seus secretários que estiveram aqui presentes”, disse o secretário.

“Aqui é uma área muito bonita e por iniciativa do governador Jackson Barreto, ele determinou que fossem construídos os dois atracadouros que vão facilitar o acesso das pessoas que estão no Caibros a Ilha de Mem de Sá, acho que a partir do momento que isso acontecer vai se ter a possibilidade de incluir a região em áreas que tem, por exemplo, como a Croa do Goré, Ilha da Sogra e tantas regiões que tem por aqui. É um investimento de mais de R$ 2,2 milhões do Prodetur”, completou Fábio Henrique.

O secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Sérgio Melo, destaca a parceria entre governo e prefeitura. “É uma obra de cunho estadual, a prefeitura participa, a partir do momento que a obra é no município, com algumas licenças que são municipais, alguns procedimentos que a Secretaria de Obras tem que fazer a nível de gerenciamento da empresa que vencer e a partir da obra pronta quem vai tomar conta é Prefeitura junto com a comunidade. Então a nossa participação nessa chamada pública é, principalmente, esclarecer para o morador o que vai ser a obra, de que forma vai acontecer, qual o impacto e de que forma vai ser realizada”, afirmou.

“A Secretaria vem, através dessa audiência, explicar todos os pontos, por exemplo, qual a intervenção, qual a logística, então a participação é efetiva através disso, da gente tirar dúvidas de tudo que for do âmbito municipal. Essa audiência é justamente para dar o pontapé inicial pra abrir o processo licitatório. Uma das questões que o Prodetur colocou, é que em apenas 40 dias a Prefeitura conseguiu dar uma eficiência que em dois anos eles não conseguiram, por exemplo, eles não tinham conseguido a audiência pública há seis meses e nós já conseguimos, eles pediram a intervenção da prefeitura a nível de levantamento topográfico e nós conseguimos no mesmo dia, então tudo que o Prodetur solicitou para viabilizar a obra, nós desenvolvemos em caráter emergencial”, concluiu Sérgio Melo.

A secretária da Associação de Moradores da Ilha de Mem de Sá, Ângela Maria Santos, diz que a expectativa para a obra é boa. “A expectativa dos moradores é grande com relação a obra, porque eles esperam a melhoria da condição de vida deles, que é ter mais qualidade de vida dentro do que eles sabem fazer, que é explorando o que nós temos e o que nós sabemos desenvolver. Pra mim, esse encontro de hoje foi bem produtivo, porque discutimos algumas coisas que estavam gerando um burburinho e foi esclarecido, encontramos parceiros para que junto com a associação possamos desenvolver melhor as ações sem muitos questionamentos”, diz.