Prefeitura de Itaporanga retoma obra de construção da UPA 24 Horas

18/07/2017 16:28

Prefeitura de Itaporanga retoma obra de construção da UPA 24 Horas

Nos próximos dias, o prefeito Otávio Sobral estará assinando o termo de Ordem de Serviço para a retomada dos trabalhos de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de porte I, no Centro de Itaporanga D’Ajuda. Esta é mais uma das obras que se encontravam paralisadas, devido a falta de prestação de contas e inconformidades com a fiscalização. A Prefeitura de Itaporanga, através da Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Serviços Urbanos tem trabalhado nas readequações das obras, retomando todos os serviços que se encontram paralisados.

O prefeito Otávio Sobral destaca a importância de retomar mais uma obra no município. “Depois de resolver todos os imbróglios conseguimos retomar mais uma obra no nosso município, isso é muito importante, porque nós queremos concluir todas estas e então trabalhar para iniciar as nossas. E esta UPA tem uma grande importância para o avanço da saúde da nossa cidade”, disse o gestor municipal.

A UPA está em fase de construção desde 2014 e possuía grandes problemas burocráticos. “A empresa que estava realizando a obra estava recebendo sem possuir certidões, por conta disso, nós encerramos o contrato com a mesma e relicitamos a obra. Com a licitação já concluída e contrato assinado, assim que o prefeito assinar a ordem de serviço iniciamos os trabalhos”, afirmou o secretário interino de Obras, Transporte e Serviços Urbanos, Sérgio Melo.

Vencedora da licitação realizada sobre modalidade Tomada de Preço nº 01/2017, a empresa Tecmaster – Tecnologia em Máquinas e Serviços irá realizar os trabalhos de conclusão da obra. A Unidade de Pronto Atendimento que está sendo construída em Itaporanga é de porte I, que conta com no mínimo de sete leitos de observação, possui capacidade de atendimento médio de 150 pacientes por dia e abrange uma área de 50 mil a 100 mil habitantes.

Sobre a UPA

A UPA 24 Horas, tem como foco principal o atendimento de urgência, diferente do atendimento ambulatorial dos postos de saúde. A intenção é evitar o encaminhamento a hospitais de casos que podem ser resolvidos nas UPAs ou unidades básicas de saúde. As UPAs funcionam 24 horas, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre altas, fraturas, cortes, infarto e derrame.