Estudantes da Escola Maria das Graças participam de Campeonato Regional de Xadrez Escolar

O prefeito Otávio Sobral esteve no campeonato, acompanhado do secretário municipal de Educação, Ronaldo Oliveira, para deixar uma mensagem de apoio aos estudantes do município

30/07/2017 18:25

Neste sábado e domingo, 29 e 30 de julho, estudantes da Escola Municipal Maria das Graças Souza Garcez participaram do Campeonato Regional de Xadrez Escolar que aconteceu no Hotel Orion, em Aracaju, com participação de dezenas de instituições de todos os Estados da região Nordeste. O prefeito Otávio Sobral esteve no campeonato,  acompanhado do secretário municipal de Educação, Ronaldo Oliveira, para deixar uma mensagem de apoio aos estudantes do município.

O prefeito Otávio Sobral destacou a importância da valorização do esporte e a importância de incentivar os alunos do município a participarem destes eventos. “Fico muito feliz em ver os nossos alunos empenhados em participar de um Campeonato tão importante quanto esse. Estão participando deste evento, jovens de toda a região Nordeste de escolas de todas redes de ensino e ver os nossos estudantes da rede municipal de Itaporanga, participando e com tantas chances de vencer este campeonato, realmente é muito gratificante”, destacou o prefeito.

O secretário de Educação, Ronaldo Oliveira, enfatiza a alegria de ter alunos da rede municipal de ensino de Itaporanga D’Ajuda participando de um evento tão grandioso. “O evento é de natureza do desporto escolar que envolve alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino, alunos de todo o Nordeste que vieram participar desse campeonato, em Aracaju. A Escola Municipal Maria das Graças está mais uma vez presente em mais este evento, aliás, em todos os eventos que aconteceram neste ano, sob a coordenação do professor Neidson. A Prefeitura, através do prefeito Otávio Sobral, tem se colocado a disposição dos nossos estudantes para que eles possam participar dos eventos. A gente tem o objetivo de intensificar cada vez mais o apoio a esses eventos, pois sabemos o grande potencial dos nossos alunos, principalmente da Escola Maria das Graças, no que diz respeito ao Xadrez”, disse.

O professor de Educação Física da Escola Municipal Maria das Graças Souza Garcez,  Neidson de Oliveira Mangueira, responsável pelos estudantes que participaram da competição, fala sobre a importância do esporte para estes jovens. “Uma das coisas que o Xadrez influencia na vida do aluno é na formação da cidadania, quando eu trago os alunos de Itaporanga para esse campeonato, é uma forma de abrir o horizonte, eles verem novas coisas, que a educação que eles têm não deixa a desejar a nenhuma outra escola. Nós vamos muito para as escolas particulares daqui de Aracaju e como nossa equipe da [Escola] Maria das Graças já se tornou modelo entre as melhores do estado, o que se nota é que os nossos alunos não perdem para as escolas mais tradicionais daqui da capital”, disse o professor.

Neidson ainda explica que “em termos de cidadania, eles interagem com pessoas de outras classes sociais, de outros costumes, de várias regiões do nosso estado e um campeonato como esse, regional, eles interagem com pessoas de todo Nordeste. O jovem Railton, que já não representa mais a nossa escola, já viaja e disputa fora de Sergipe. Nesse processo de formação da educação representa muito para eles”, continuou o professor, que fez questão de agradecer pelo apoio que sempre recebe da Secretaria Municipal de Educação.

“Em Itaporanga nós sempre somos apoiados pela Secretaria de Educação, pela Prefeitura, sempre temos nossos pedidos atendidos e isso eu agradeço muito, porque o meu maior sonho é tornar Itaporanga a capital sergipana do Xadrez. Este é um campeonato regional, onde escolas de todos os estados do Nordeste estão aqui participando mais as melhores escolas de Sergipe”, concluiu, Neidson.

A estudante Mirela Farias destaca a experiência de participar de um evento regional. “É uma experiência muito boa, pois conhecemos outros lugares, novas pessoas, e traz aprendizado para nós. Além da importância de participarmos de um campeonato com estudantes de outros estados”.  Já o Lucas Santos Cardoso, estudante do 7º ano da Escola Maria das Graças se disse muito feliz em participar do campeonato. “É muito importante para a gente participar de um campeonato como esse, porque conhecemos pessoas de outros estados. Eu quis muito participar desse campeonato e vim pra ganhar”, disse.

Resultado

Dentre os 150 estudantes inscritos no Campeonato Regional de Xadrez Escolar, que aconteceu em Aracaju, na categoria 7º ano masculino e feminino, os estudantes da Escola Maria das Graças, Marciel da Silva e Graziela Santana ficaram com o 3º lugar, respectivamente. Já na categoria 8º ano feminino, a estudante Maria Clara conquistou o 3º colocado.

Na categoria 9º ano feminino, a aluna Taís Mirela ficou com o 2º lugar. Já na classe 1º Ano Masculino, o estudante Railton Oliveira, ex-aluno da Escola Municipal Maria das Graças Souza Garcez e atual estudante do Atheneu Sergipense, foi o grande campeão.