Secretários de Itaporanga participam de Audiência Pública para definir estratégias para a realização do Censo Educacional do município

O Censo Educacional do município de Itaporanga D’Ajuda será realizado nos dias 25 e 28 de agosto

04/08/2017 16:03

Na manhã desta sexta-feira, 04, os secretários de Educação, Ronaldo Oliveira, e de Saúde, Urânia Sobral, e o Diretor de Transportes do município, Marcus Silva, participaram de Audiência Pública no Centro de Apoio Operacional dos Direitos à Educação (CAOP-EDUC) do Ministério Público de Sergipe (MP/SE) para tratar do Censo Educacional do município de Itaporanga D’Ajuda a ser realizado nos dias 25 e 28 de agosto.

Durante os dias 25 e 28 de agosto, a Prefeitura de Itaporanga, através das Secretarias de Educação e de Saúde, a Secretaria de Estado da Educação e o Ministério Público de Sergipe, estarão realizando no município o Censo Educacional da cidade, que contará com a participação de agentes de saúde, como coordenadores do ato, de professores e de estudantes do município. No dia 25, o Censo acontece apenas na Zona Urbana do município, onde serão visitadas 4.129 famílias. Já no dia 28, as comunidades da Zona Rural recebem as equipes que visitarão mais de 7 mil famílias.

O promotor de Justiça, Dr. Solano Lúcio de Oliveira Silva, destaca o que ficou definido na audiência realizada com as equipes do município de Itaporanga D’Ajuda. “Na audiência de hoje, nós tratamos da questão da estruturação para a realização do Censo Educacional do município de Itaporanga. Como a cidade é, territorialmente, grande e nós temos que tratar dos pontos estruturais, justamente para não faltar nada, ficou aqui traçado a coordenadoria da SEED para fazer visitas as escolas e verificar o local onde será a nossa base, e outras questões juntamente com o apoio do município. Então tratamos disso para estar tudo organizado e nós fazermos o recenciamento desses alunos para verificar os alunos que estão ou não na escola”, destacou o promotor.

A coordenadora do Censo Educacional do Estado de Sergipe na Secretaria de Estado da Educação, Maria Selma Siqueira, explica o objetivo do encontro. “O objetivo dessa audiência hoje foi trabalhar com os envolvidos da cidade de Itaporanga D’Ajuda para passar o planejamento da execução do Censo, as prioridades, mostrar qual o objetivo do Estado e do MP para o Censo Educacional. Então hoje nós encontramos aqui o secretário de Educação, a secretária de Saúde, a coordenadora dos Agentes de Saúde, o chefe de Transportes e uma representante da Câmara de Vereadores, para que a gente possa viabilizar as prioridades e as necessidades para a execução desse cadastro. Sabemos que o censo de Itaporanga é grande, pois vamos visitar cerca de 11 mil famílias e vamos contar com a comunidade”, afirmou.

O secretário de Educação, Ronaldo Oliveira, enfatiza a importância da realização do Censo Educacional do município. “É uma forma de verificarmos o número de crianças, jovens e adolescentes que estão fora da escola, e quantos estão na escola. Com isso, podemos buscar mais alunos para a rede de ensino. Outra questão é que ganhamos destaque, como o um dos maiores censos educacionais já realizado, pelo fato do nosso município ser bastante extenso territorialmente. O censo educacional é um desejo, também, da Administração e, por isso, estamos trabalhando em conjunto com a SEED e o MP/SE para fazermos um excelente trabalho”, disse.

Participaram da Audiência o promotor de Justiça, Dr. Solano Lúcio de Oliveira Silva, a coordenadora do Censo Educacional do Estado de Sergipe na SEED, Maria Selma Siqueira, o coordenador do GSI do Ministério Público, Cel. Jorge Tavares de Jesus, os secretários do município, Ronaldo Oliveira (Educação) e Urânia Sobral (Saúde), o diretor de Transportes de Itaporanga, Marcus Silva, a coordenadora dos Agentes de Saúde do município, Gisélia Araújo Tavares, a vereadora, Anazilda Sobral e as pedagogas da SEED, Stela Maris Matos da Rocha e Payse Andrade de Santana. No município, as atividades serão coordenadas pelo Promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça de Itaporanga D’Ajuda, Dr. Peterson Almeida Barbosa.