Secretaria de Saúde realiza palestra sobre câncer bucal em Itaporanga

A palestra teve como tema “Um olhar diferenciado ao câncer bucal em Itaporanga D’Ajuda”

08/08/2017 11:50

Secretaria de Saúde realiza palestra sobre câncer bucal em Itaporanga

Durante a manhã desta terça-feira, 08, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria de Saúde Bucal, realizou palestras com o tema “Um olhar diferenciado ao câncer bucal em Itaporanga D’Ajuda”, tendo como palestrantes, profissionais conceituados na área de Saúde Bucal e como público-alvo Agentes Comunitários de Saúde, enfermeiros e equipes do Programa Saúde da Família (PSF).

Com o intuito de alertar os profissionais da saúde, bem como prevenir e diagnosticar precocemente o aparecimento do Câncer Bucal, a realização do evento se deu devido ao aparecimento de alguns casos no município, criando uma preocupação para as equipes do Programa de Saúde Bucal de Itaporanga. A odontóloga Maria Júlia Mourão, coordenadora do Programa em Itaporanga, destaca a importância das palestras para os profissionais presentes no evento.

“É uma forma de orientar estes profissionais para o diagnóstico precoce, de ver o antes e poder tratar a tempo, para que, assim, a gente consiga evitar que estes casos sejam diagnosticados em estágio avançado. O câncer bucal não é uma doença difícil de ser diagnosticada, então é preciso que os nossos profissionais tenham esta sensibilidade de verificar quando essa doença está em fase inicial, para que a gente possa, então, tratá-la”, destacou a cirurgiã-dentista.

A coordenadora de Atenção Básica, Gisélia Araújo Tavares, enfatiza o apoio da Secretaria de Saúde do município. “É bom frisar que a Secretaria de Saúde tem dado este espaço para que as coordenações realizem estas capacitações e isso é de uma grande importância, principalmente para os profissionais de saúde, pois são assuntos pertinentes a área de saúde e é uma oportunidade deles adquirirem conhecimentos que vão utilizá-los para o resto da vida”, enfatizou a coordenadora.

O evento teve como palestrantes a enfermeira Renata Mota, o odontólogo do PSF de Itaporanga e cirurgião buco-maxilo-facial, Dr. Breno Ferreira Barbosa, e o mestre e doutor em Patologia Oral, Dr. Ricardo Luiz Cavalcante de Albuquerque Júnior.