Prefeitura de Itaporanga e Senac encerram cursos de garçom e cozinheiro básico do povoado Caueira

Ao todo, cerca de 50 pessoas foram beneficiadas com os cursos

12/08/2017 14:28

Na manhã desta sexta-feira, 11, a Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, realizou o encerramento dos cursos de Garçom e Cozinheiro Básico, realizados no povoado Caueira. Os cursos são ações do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) da Secretaria de Estado do Turismo, financiados com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com o Senac e Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho.

Ao todo, cerca de 50 pessoas foram beneficiadas com os cursos. O prefeito Otávio Sobral esteve no evento de encerramento, acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Trabalho, Izabel Sobral, e do gerente da Unidade Móvel do Senac, Edivaldo Fontes. Na oportunidade, o gestor destacou a alegria de poder estar participando da conclusão de cursos tão importantes para aqueles que participaram. “É com muita alegria que hoje estou aqui para entregar estes certificados, que comprovam a qualificação profissional de quase 50 novos cozinheiros e garçons do povoado Caueira”, destacou o gestor.

A secretária de Assistência Social, Izabel Sobral, afirma que os cursos foram uma oportunidade de qualificar pessoas que já atuam nas áreas na região da Praia da Caueira. “Estas pessoas, de alguma forma, já atuaram nestas áreas de garçom e cozinha, principalmente, naquela região da Caueira. Por ser uma localidade que recebe turistas o ano inteiro e por estar sempre sendo bem frequentada. Então, estes cursos vieram para qualificar estas pessoas e elas poderem, então, buscar a geração de renda para eles e suas respectivas famílias”, disse a primeira-dama do município.

Ana Cristina Santos Feitosa é dona de casa e moradora do povoado Caueira. Ela destaca a importância da realização dos cursos para a comunidade. “Assim que iniciei o curso, foi muito bom, pelo fato de eu já ter atuado na área. Foi essencial para eu ter outros conhecimentos, pois adoro cozinhar e esse foi um dos motivos de eu fazer o curso de cozinha. Pra mim, foi uma oportunidade de crescer bastante na área de trabalho. O curso de cozinheiro foi o mais importante pra mim, não ia fazer o de garçom, mas acabei me matriculando e gostei bastante”.

Já a dona de casa Nívea da Paixão, faz o curso de cozinha e fala da oportunidade de se capacitar na sua própria comunidade. “Em Caueira nunca mais havia tido um curso profissionalizante, então quando surgiu a oportunidade, nós logo nos interessamos em fazer. Pra mim, é gratificante. Eu me matriculei no de Cozinha achando que a gente já ia colocar a mão na massa e não foi bem assim, tivemos aulas teóricas muito importantes, foi um curso bem especializado mesmo. Outra questão, é que esses cursos naquela região foram bastante valorizados pelos moradores, e com o apoio da Prefeitura, foi realmente muito bom”, concluiu.