Atrações Turísticas

Ilha de Mem de Sá

Ilha de Mem de Sá

Maior fenômeno atual da indústria do turismo no estado de Sergipe, a Ilha de Mem de Sá é tudo aquilo que dizem e muito, mas muito mais mesmo. É um verdadeiro paraíso dos trópicos, um lugar completamente diferenciado, ímpar, único. Sua imensa extensão preservada com mata atlântica e apicuns é um convite para um encantamento, para a contemplação. Suas prainhas se estendem por toda a sua área, propiciando diversos pontos para um delicioso banho nas águas do rio Vaza Barris.

Sua riquíssima culinária transcende as fronteiras e a imaginação mais fértil. Com uma gastronomia alicerçada em ostras, siris, sururus, camarão, caranguejos e uma infinidade de outros crustáceos, moluscos e peixes é um convite pra qualquer quebra de dieta. Caldinhos, moquecas, quebradinhos e peixes assados na folha de bananeira são deliciosamente aprovados até mesmo pelos mais empertigados visitantes.

Sua estrutura já conta com bares, restaurantes, pousadas, e um bom fluxo de barcos, canoas, lanchas e jet skis. No período de carnaval a ilha recebe um número de turistas maior que seus moradores ribeirinhos. E no mês de dezembro tem a consagrada Festa do Caranguejo, rica em gastronomia, cultura popular, com a sempre receptividade formidável dos moradores. A comunidade ainda possui um folguedo folclórico tradicional, o Samba de Coco Nova Geração, que há dezenas de anos mantém sua riqueza cultural, sendo passada de geração para geração.

Hoje a ilha de Mem de Sá já é matéria de estudo de diversas turmas da Universidade Federal de Sergipe – UFS, principalmente de ambientalistas que estão em constante plantão, na luta pela preservação dessa pérola da nossa fauna e flora, que ainda está praticamente intacta, graças ao trabalho da Prefeitura Municipal De Itaporanga D´Ajuda, Procuradores Federais e a Associação de Moradores local que se deram as mãos para manter a preservação desse pequeno paraíso, observando o crescimento sustentável e o controle de sua exploração apenas pelos próprios nativos.

Para quem gosta de uma boa estadia, descarregar o estresse angustiante das metrópoles, de um banho de águas limpas, excelente cardápio com pitada de cultura e natureza, a Ilha de Mem de Sá é seguramente de longe a melhor e mais cômoda opção de todo o estado de Sergipe.

*Por Palmiro Fontes

OUTRAS ATRAÇÕES TURÍSTICAS