Nesta terça-feira, 31, a Comissão Intersetorial do Selo Unicef 2021-2024 realizou o 1° Forúm Comunitário para o Selo Unicef, no Auditório Municipal César Mandarino. O evento tem como uma das principais prioridades estabelecer formas de melhorar as políticas públicas para crianças e adolescentes em sete áreas: desenvolvimento infantil na primeira infância; educação de qualidade para todos; desenvolvimento integral, saúde mental, e bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década da vida; hábitos de higiene e acesso à água assegurados nas escolas; oportunidades de educação, trabalho e formação profissional para jovens; prevenção e respostas às violências contra crianças e adolescentes; famílias vulneráveis recebendo atenção integral em serviços intersetoriais de proteção social no municio. Durante quatro anos, de 2021 a 2024, a Comissão Intersetorial de Itaporanga d’Ajuda trabalhará essas aéreas, que funcionam como indicadores para a conquista do Selo Unicef para o município.
Durante a realização do evento, ocorreu uma apresentação folclórica do Reisado Santo Antônio, do povoado Nova Descoberta, e a explanação de três palestras direcionadas às temáticas do Fórum. A primeira, foi realizada pela mobilizadora da Secretaria de Saúde, Aline Ribeiro, com o tema “desmistificando o Selo Unicef”. A Segunda, foi realizada pela mobilizadora da Secretaria de Educação, Heloisa Luduvice, com o tema “o Programa Busca Ativa e a sua relação com o Selo Unicef. E a terceira, foi realizada pela Articuladora do Selo no município, Jane Alves, com o tema “diagnostico do relatório de linha de base de Itaporanga d’Ajuda.
Ademais, o evento também contou com a presença da Secretária de Assistência Social, Izabel Sobral, da Secretária de Saúde, Emanuelly Hora, dos vereadores Ivan do Conselho, Júnior de Celinha e Conceição Anchieta, de jovens pertencentes ao Núcleo de Cidadania de Adolescentes – NUCA, demais colaboradores de diversas secretarias municipais, representantes do Conselho Tutelar Municipal e estudantes do Colégio Estadual Hélio Wanderley Sobral Carvalho.