PREFEITURA DE ITAPORANGA DEVOLVE O SORRISO COM ENTREGA DE CERCA DE 90 PRÓTESES DENTÁRIAS

Visando devolver a saúde bucal e a autoestima aos munícipes, a Prefeitura de Itaporanga d’Ajuda, através da Secretaria de Saúde e em parceria com o Programa Brasil Sorridente, realizou na quinta-feira, 01, a entrega de próteses dentárias para cidadãos do município.

A coordenadora de Saúde Bucal de Itaporanga, Júlia Mourão, explicou que a implantação do Laboratório de Prótese Dentária (LPD) se deu após o Programa de Assistência à Saúde (PAS) ser contemplado pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da publicação da portaria nº 2291 de 10 de setembro de 2021. “Após a publicação da portaria, demos início às adequações necessárias para receber o laboratório. Depois de concluir as etapas, em agosto tivemos o processo licitatório para o credenciamento do laboratório que prestou este serviço ao fundo municipal de saúde. Assim, foi iniciado pela equipe de saúde bucal o levantamento dos primeiros pacientes a serem contemplados com as próteses e posteriormente realizado o cadastramento desses pacientes”, argumentou.

“É muito gratificante ver a alegria dessas pessoas, sorrindo novamente sem nenhuma vergonha ou receio e com a autoestima renovada. Com essas próteses, eles terão dentes bonitos, boa mastigação, melhora na fala e o fim do incômodo ao comer”, afirmou a secretária de Saúde de Itaporanga, Emanuelly Hora.

Para Emanuelly, o projeto representa a continuidade do trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde bucal na atenção primária. “Uma das metas do prefeito Otávio Sobral ao assumir a prefeitura foi ampliar o acesso dos serviços de saúde bucal ao cidadãos. Itaporanga hoje conta com 14 equipes de saúde bucal espalhadas na zona rural e urbana. Desse modo, teremos a triagem como prática rotineira dos dentistas, nas unidades básicas, e serão contemplados com as próteses 20 pacientes mensalmente”, finalizou.