UPA 24h de Itaporanga é qualificada pelo Ministério da Saúde

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ana Maria de Menezes Garcez  foi qualificada pelo governo federal através da Portaria  nº 507/2023 do Ministério da Saúde, publicada no Diário Oficial da União no dia 28 de abril deste ano.  A qualificação foi solicitada pelo município ainda em fevereiro de 2022 e aprovada em fevereiro de 2023, após intervenção técnica da Secretaria de Saúde e, como benefício, receberá um abono financeiro de R$ 70 mil mensais, a partir de maio deste ano.

Esse valor será repassado durante três anos e servirá de suporte financeiro no custeio da unidade de saúde que é portas abertas não somente para cidadãos itaporanguenses, mas também para pessoas de cidades circunvizinhas.

Todo o processo foi acompanhado de perto pelo prefeito Otávio Sobral e pelo deputado estadual Marcelo Sobral. “Por isso, mesmo com a UPA já em trâmite para receber a qualificação do Governo Federal, o processo ainda não tinha previsão de conclusão. Sendo assim, nos reunimos com a deputada federal Yandra Moura, que intercedeu em favor da UPA Ana Maria de Menezes Garcez, em audiência com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Atualmente, a unidade de saúde gera, aproximadamente, cerca de R$ 740 mil reais de despesas mensais ao município, sendo esse valor dividido entre recursos próprios e recursos estaduais e federais. O aumento dos recursos federais na unidade tende a desafogar as despesas que o município vinha tendo com o custeio da UPA, auxiliando na melhoria da prestação de serviço.

A unidade de atendimento 24 horas iniciou suas atividades em agosto de 2020 e de lá para cá teve resultados que a tornaram referência em qualidade no estado.