Escolas da rede municipal de ensino terão abastecimento de água independente

Com o objetivo de promover ações voltadas para a melhoria da qualidade do ensino das escolas da rede municipal de ensino garantindo o abastecimento contínuo de água adequada ao consumo humano, o município de Itaporanga d’Ajuda aderiu ao PDDE Água na Escola, contemplando 17 escolas da rede municipal. Entre as ações que podem ser realizadas com o recurso, estão: aquisição de equipamentos, instalações hidráulicas e contratação de mão-de-obra voltada à construção de poços, cisternas ou outras formas e meios de abastecimento de água.

“Trata-se de recursos oriundos do Programa Dinheiro Direto na Escola, do FNDE/MEC, e esse é de estrutura de água e esgotamento sanitário. Os projetos foram elaborados pela equipe da Secretaria Municipal de Educação em 2017 e foram contempladas 17 escolas. São recursos que são enviados diretamente para as escolas, e a escola que é a responsável pela execução direta desses projetos, algumas unidades já iniciaram esse processo a exemplo das escolas do povoado Campos e do povoado Gravatá, já fizemos reunião nas escolas do povoado Nova Descoberta (Nicola Mandarino) e na Escola do Assentamento 08 de março. Esses projetos estão sendo implementados pelas escolas que tem a aprovação do Conselho Escolar, que é formado por professores e também pela comunidade escolar”, explica o secretário municipal de Educação, Ronaldo Oliveira.

Com o PDDE Água na Escola, as unidades de ensino do município passarão a ter abastecimento de água independente, fazendo com que estas não sejam prejudicadas em quaisquer eventuais problemas de abastecimento na comunidade em que a unidade se encontra.