Escolas Municipais de Itaporanga participarão de concurso de redação da Marinha do Brasil

Na manhã desta quinta-feira, 05, as Escolas Municipais Maria das Graças e José dos Santos receberam a visita de oficiais da Capitania dos Portos de Sergipe (Marinha do Brasil), onde realizaram a divulgação da Operação Cisne Branco 2019. Trata-se de um concurso de redação que tem como público-alvo alunos do Ensino Fundamento do 6º ao 9º ano e alunos do Ensino Médio. As premiações são realizadas em quatro níveis: Escolas, Cidades, Distrital e Nacional.

O secretário de Educação Ronaldo Oliveira destaca a importância da parceria com a Capitania dos Portos. “Itaporanga é uma cidade que tem uma parceria muito boa com a Marinha e a Marinha do Brasil contemplou o nosso município com esse presente, uma participação direto dos nossos alunos no concurso de redação que foi detalhado para os alunos e professores das unidades de ensino”, disse o secretário.

O Tenente Martinez e o Marinheiro Alexandrino estiveram no município de Itaporanga d’Ajuda onde realizaram a primeira etapa do concurso, que é a realização de uma palestra para orientar os alunos e professores. Os oficiais pedem o apoio dos professores para corrigir as redações e entregar as três melhores por nível. Os três primeiros colocados recebem uma medalha e um diploma na escola e a escola recebe um diploma de participação.

As redações vencedoras nas Escolas Maria das Graças e José dos Santos concorrem com as demais escolas. O primeiro colocado por nível receberá um prêmio na CPSE, no dia 19 de novembro, dia da Bandeira. As duas redações vencedoras da CPSE concorreram com as vencedoras do Comando do Segundo Distrito Naval (Bahia, Sergipe e parte de Minas Gerais). O aluno vencedor receberá um prêmio em Salvador, no dia 13 de dezembro, dia do Marinheiro.

Os vencedores dos distritos navais concorrem na final. Os vencedores ganharão notebook e um passeio no celeiro cisne branco. A redação segue o padrão escolar com critérios de avaliação: conteúdo, linguagem, coerência e criatividade.