Ministério Público realiza audiência pública e assegura retorno às aulas no povoado Nova Descoberta

A Audiência teve o objetivo de esclarecer o redimensionamento escolar a ser realizado no povoado Nova Descoberta

14/03/2018 16:28 - atualizado em 14/03/2018 16:28

Na manhã desta quarta-feira, 14, o secretário de Educação, Ronaldo Oliveira, acompanhado dos coordenadores pedagógicos Sandra Cruz e Luís Siqueira, participou de audiência pública na 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itaporanga D'Ajuda, com o objetivo de esclarecer o redimensionamento escolar a ser realizado no povoado Nova Descoberta. Participaram, também, da audiência o promotor de Justiça, Dr. Peterson Almeida Barbosa, e representantes da comunidade escolar do povoado.

A audiência se deu para esclarecimentos referente ao projeto de redimensionamento a ser colocado em prática nas Unidades de Ensino do povoado Nova Descoberta. O ato busca organizar o fluxo de idade e aprendizagem dos alunos, dar uma maior seguridade pedagógica e acolhimento educacional aos estudantes. Além disso, tem a finalidade de se adequar às mesmas faixas etárias, haja vista, que foi identificado existência de estudantes em idades diferenciadas e distorcidas em várias unidades de ensino do município.

“Na Audiência Pública ficou acordado que as aulas devem ser iniciadas na próxima segunda-feira, 19, em função da resposta apresentada pela Secretaria Municipal de Educação no tocante ao projeto de redimensionamento da rede, apresentamos, de forma oral, justificativas de como seria a implementação do redimensionamento, notadamente nas duas escolas, e explicamos que o projeto está sendo implantado em outras comunidades. Na verdade nós detalhamos o projeto para as representantes da comunidade escolar e ficou acordado que as aulas vão ser iniciadas na próxima segunda-feira, haja vista que os representantes entenderam e aceitaram as explicações oferecidas”, afirma o secretário Ronaldo Oliveira.

Equipe Técnica da SEMED que participou da Audiência

As representantes da comunidade escolar que participaram da audiência, ouviram atentamente todas as explicações da equipe técnica da Secretaria e colocaram suas reinvindicações que foram esclarecidas de imediato. Portanto, a partir da próxima segunda-feira, 19, a Escola Municipal Nicola Mandarino funciona no turno diurno apenas com o pré-escolar (educação infantil) até o 4° ano do ensino fundamental menor, e a Escola Municipal Vereador Genésio Santana funciona no turno diurno apenas as etapas de ensino do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e no turno noturno com a Educação de Jovens e Adultos (EJA).