MUNICÍPIO DE ITAPORANGA SE DESTACA EM ÂMBITO NACIONAL NAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

Será a implantado o NÚCLEO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO EM EDUCAÇÃO para 240 alunos com necessidades especiais que irá funcionar a partir de 10 de Maio.

07/05/2018 16:47 - atualizado em 07/05/2018 16:47

Sobre os avanços e conquistas já executadas na rede de ensino em nosso município, desatacamos o reconhecimento das ações voltadas para qualificação e aperfeiçoamento da educação especial. Nesse âmbito, a Secretaria Municipal de Educação, através do Secretário Ronaldo Oliveira, proferiu uma palestra na tarde desta segunda-feira, 07 de Maio, na sede do Ministério Público Estadual, em Aracaju, abordando as ações produtivas que o município vem adotando para inclusão de jovens alunos com necessidades especiais no acesso à educação. O convite mais é que um reconhecimento das instâncias superiores que tratam sobre a temática da inclusão social e as meditas protetivas no Estado de Sergipe e em todo país. A Educação inclusiva se baseia no consenso de que as crianças do nosso município devem ser incluídas em ambientes educacionais destinados à maioria das crianças, ou seja, todas devem aprender juntas, independentemente de suas diferenças. Foi com esse entendimento, que a Secretaria de Educação do município fez um levantamento pedagógico e identificou cerca de 240 crianças com necessidades especiais de inclusão no processo de aprendizagem. Uma série de cursos para os professores da rede com recursos multifuncionais foram promovidos pela Secretaria, tendo o aluno, o público alvo da educação especial como critério de aperfeiçoamento e adequação; o objetivo é promover práticas pedagógicas inclusivas, educação continuada, alfabetização, diversidade, garantindo a promoção da inclusão social. Já são sete encontros de formação continuada para os profissionais de educação, contando ainda com a criação de um Núcleo de Atendimento Especializado em educação que irá trabalhar todos os métodos e as etapas de inclusão para os alunos. O Núcleo de Atendimento Especializado em educação é o resultante de todo esse diagnóstico no levando feito pela equipe da Secretaria Municipal de Educação, e se consolida como um marco para a construção de um processo de educacional especial na perceptiva inclusiva, garantindo tanto a acesso desses 240 alunos, mas também garantir todas as condições da sua permanência na relação de aprendizagem. O município de Itaporanga saiu na frente nos critérios de intersetorialidade para a promoção e efetivação da inclusão da educação especial. O Núcleo de Atendimento Especializado em Educação será inaugurado na próxima quinta-feira, dia 10 de Maio, às 16h., na Escola Pe. Everaldo Lima.