Prefeito Otávio Sobral realiza lançamento da EMAD e entrega novas ambulâncias e micro-ônibus a Secretaria Municipal de Saúde

Na manhã desta quarta-feira, 21, o prefeito Otávio Sobral entregou duas ambulâncias, um micro-ônibus e lançou a Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar – a EMAD – Programa Melhor em Casa. O evento ocorreu no Auditório Municipal e contou com a presença maciça de equipes da Secretaria Municipal de Saúde.

Na ocasião, prefeito Otávio Sobral aproveitou a oportunidade para destacar os avanços na Saúde do município. “Eu nunca tive dúvidas que a Saúde seria uma Secretaria que fosse atuar tanto em nosso município. É com muita alegria que hoje entregamos estes veículos tão importantes para a nossa cidade, e fico cada vez mais orgulhoso com as ações que estamos desenvolvendo, porque a EMAD – Programa Melhor em Casa faz um trabalho espetacular e isso é muito gratificante”, afirmou o gestor, muito feliz.

A médica da Emad, doutora Tercília Menezes, durante o evento, explicou as funcionalidades do programa. “A gente faz uma saúde humanitária. Aqueles pacientes que deixam de ser hospitalizados, a gente trata em casa, são os acamados domiciliados, e a gente oferece tratamento de reabilitação, paliativos, e isso amplia, dá autonomia também pra família e para os cuidadores desses pacientes”, disse a médica clínica geral.

“A aquisição das duas novas ambulâncias possibilitará a organização cada vez melhor para a atual gestão trabalhar buscando a resolução integral da rede de urgência e emergência ou transferindo-a responsavelmente regulada, para um serviço de maior complexidade, dentro da lógica de organização da Rede de Assistência em Saúde e da Rede de Atenção às Urgências, trabalhando assim dentro de um conceito amplo de saúde que atue desde a promoção e prevenção até a recuperação da saúde”, destacou a coordenadora da Urgência, Lusina Silva Bastos.

Sobre a EMAD

A Equipe que integra os serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde é composta por médica clínica geral, fisioterapeuta, odontóloga, nutricionista, psicóloga, enfermeira, três técnicos de enfermagem e um motorista. Os profissionais realizam os atendimentos à domicílio e quando necessário, um transporte da Secretaria faz o deslocamento do paciente até a Unidade de Saúde.

Sobre os Veículos

A aquisição dos 02 novos veículos ambulância tipo A tem por objetivo atender o cumprimento do plano de trabalho de proposta pleiteada pela administração municipal de Itaporanga d’Ajuda junto ao Fundo Nacional de Saúde em 2017. Com a proposta aprovada e habilitada, o município foi beneficiado com o repasse financeiro e essa aquisição foi concretizada em julho de 2019. Com essas novas aquisições, Itaporanga passa a contar com 14 ambulâncias a disposição da comunidade.

A aquisição do micro-ônibus objetiva a implementação do Transporte Sanitário Eletivo no município, sendo sua utilização de extrema relevância no atendimento da demanda de usuários devidamente agendados e regulados e que periodicamente necessitam da realização de consultas, exames e tratamentos de doenças crônicas, na cidade de referência: Aracaju.  O município atende a uma demanda em média de 386 pessoas/mês incluindo pacientes e acompanhantes. O veículo possui capacidade para 21 passageiros mais um assento exclusivo pra cadeirante e plataforma elevatória para cadeiras e pessoas com dificuldade de locomoção.