Prefeitura realiza Barreira Sanitária em principais vias de acesso ao município

Na manhã deste sábado, 16, a Prefeitura de Itaporanga, através da Secretaria Municipal de Saúde, Comitê Municipal de Gerenciamento de crise da Covid-19, Defesa Civil Municipal, Vigilância Sanitária, Agentes Comunitários de Saúde, além das demais secretarias da Administração Municipal como Assistência Social, Obras e Serviços Urbanos, Cultura e Turismo, Meio Ambiente, entre outras, com o apoio da Polícia Militar, realizaram Barreiras Sanitárias nas principais vias de acesso à cidade de Itaporanga d’Ajuda, entre elas na Avenida Lourival Baptista e Rodovia Arnaldo Rollemberg Garcez.

Entre as ações nas barreiras montadas, as equipes realizaram sanitização dos veículos, aferição de temperatura de motoristas e ocupantes dos veículos, distribuição de máscaras, higienização das mãos com álcool 70%, monitoramento de origem, motivo de entrada na cidade e presença de sintomas de gripe, orientações sobre precauções contra o coronavírus e encaminhamentos de pessoas sintomáticas para a clínica de referência em síndromes gripais.

Durante o ato foram monitorados 832 veículos que entraram na cidade, entre às 7h e 10h da manhã. “Observamos cinco (05) automóveis portando pessoas com sintomas de gripe, inclusive com temperaturas acima de 37,8 ºC, sendo estas encaminhadas a Clínica de Referência em Síndrome Gripal, na Clínica de Saúde da Família Humberto Mandarino. Entre os mais de 800 veículos, 251 motoristas visitantes relataram origem de municípios vizinhos, sendo citados Aracaju, Estância, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto entre outros. Outros 45 motoristas visitantes relataram trânsito interestadual, tal como Bahia, Pernambuco e Alagoas, justificando trânsito por visita e como procura de serviços essenciais”, explica a coordenadora do Comitê Municipal de Gerenciamento de crise da Covid-19, Dra. Aline Ribeiro.

A coordenadora do Comitê de Mobilização salienta que “as vezes focamos a atenção nos casos positivos da cidade e povoados e esquecemos que a infecção é comunitária, qualquer um independente de sintomas pode está transmitindo o vírus e precisamos nos atentar que Itaporanga está recebendo muitas pessoas de outros municípios e estados, o que nos preocupa e faz fortalecer ainda mais as orientações sobre precauções individuais e coletivas. Vamos insistir no uso de máscara, na higienização das mãos e no distanciamento, evitando aglomerações”, disse.

Participaram do ato o secretário de Meio Ambiente, Augusto Garção, o secretário de Cultura e Turismo, Palmiro Fontes, o assessor de comunicação, Júnior Fontes, além dos colaboradores das demais Secretarias e a Polícia Militar que vem apoiando as ações da Prefeitura durante toda a semana, e recebem os agradecimentos de toda Administração em nome do 3° sargento Valfrido e do 2° Tenente Marcos Antônio Alves Figueiredo.