Secretaria de Assistência Social realiza entrega de cartões do Programa Mais Cidadania

A Prefeitura de Itaporanga d’Ajuda, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, realizou na manhã desta quinta-feira, 31, a solenidade de entrega dos cartões do Programa Mais Cidadania, que concede um benefício financeiro a título de política pública municipal de transferência de renda às famílias cadastradas em Programas Sociais. As famílias favorecidas receberam um benefício de R$ 100 (cem reais) no cartão Mais Cidadania para compra de alimentos em estabelecimentos credenciados no município. Na oportunidade foi entregue oficialmente a comunidade um microônibus recebido pela Secretaria de Assistência Social.

O prefeito Otávio Sobral destacou a alegria em realizar o lançamento de um Programa tão importante para o município. “É com muita alegria que hoje lançamos o Programa Mais Cidadania, essa é a realização de um sonho meu enquanto gestor, a efetivação de um compromisso firmado por mim. Desde o início da nossa gestão temos lutado e buscado todas as formas de liberar esse benefício. Cada família contemplada recebeu um cartão com um benefício de 100 reais, com esse cartão essas pessoas podem se deslocar a um estabelecimento comercial do nosso município, que esteja cadastrado e com a identificação de que está apto a receber o cartão, e adquirir alimentos básicos”, destacou o gestor municipal.

A primeira-dama Izabel Sobral falou das dificuldades e dos trabalhos realizados para a implantação do programa. “O nosso objetivo é que os beneficiários tenham liberdade de comprar o que mais necessitam em casa, o feijão ou o arroz ou a proteína, enfim, o que mais a família consumir. Nós queremos que essas pessoas tenham a dignidade de fazer a sua própria compra, que tenham uma renda que venha complementar e que com ela não lhe falte o pão de cada dia. Além disso, com esse programa nós aquecemos significativamente o comércio local, até porque essas pessoas só poderão adquirir o alimento nos estabelecimentos credenciados, que são do município, ou seja, esse dinheiro circulará apenas na cidade, fortalecendo a nossa economia e valorizando o nosso comércio”, disse a secretária.

A dona de casa Maria Luzineide da Cruz diz que achou o programa excelente. “É uma ajuda que caiu do céu e que vai complementar a renda pra minha família. Com certeza é melhor o cartão com o benefício porque assim consigo comprar os alimentos que mais preciso para os meus filhos”, afirmou satisfeita.

Já a dona de casa Adriana dos Santos, disse estar muito feliz e satisfeita em receber o auxílio. “Eu estou muito agradecida porque vai me ajudar muito, são nove pessoas em casa, meu marido está desempregado e essa renda vai me ajudar demais. Pra mim o auxílio veio na hora certa e ser o cartão com o valor de 100 reais vai ser melhor porque a gente vai poder comprar o que a gente quer, escolher o alimento que mais precisamos em casa”, disse a dona de casa, muito feliz.

Sobre o Programa

As famílias contempladas fazem parte de cadastro social realizado pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho e se encontram em situação de vulnerabilidade pessoal e social. Para se enquadrar no programa, inclusive para manutenção do mesmo, é preciso cumprir alguns pré-requisitos como frequência escolar e vacinação das crianças em dia, além disso, serão ofertados cursos para que as famílias saiam desta linha da pobreza.

O Mais Cidadania foi instituído através da Lei Municipal Nº 603 de 2018, aprovada na Câmara de Vereadores e sancionada pelo gestor municipal em fevereiro de 2018. A premissa básica do referido Programa é promover a complementação de renda de famílias em situação de vulnerabilidade pessoal e social onde a família receberá um benefício financeiro no valor de R$ 100,00 (cem reais) mensal, a fim de adquirir gêneros alimentícios em estabelecimentos comerciais do município.