Siga-nos nas Redes Sociais:

Secretaria de Educação realiza Dia D da Chamada Pública Escolar 2020

Fotos: Rogério Souza

Na manhã desta quarta-feira, 05, a Secretaria Municipal de Educação realizou a abertura da Chamada Pública da Educação. O prefeito Otávio Sobral, o secretário Ronaldo Oliveira, representantes das demais secretarias, sindicatos, e professores, participaram do ato na Praça Silvio Garcez, de onde saíram para realizar a busca por matrículas, de porta em porta, em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde.

Em seu discurso, o prefeito Otávio Sobral destacou a importância da Chamada Pública. “Essa Chamada Pública é a oportunidade que temos de resgatar mais alunos para a sala de aula. No ano passado, a nossa Chamada Pública foi um sucesso, mais de 600 alunos matriculados na rede municipal de ensino. Este ano nosso objetivo é dobrar esse número de alunos. Nossa educação tem evoluído bastante, e tenho muito orgulho disso. Tenho orgulho de ter acabado com as salas multisseriadas, de ter criado o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado Padre Everaldo de Lima para atender os alunos especiais, de ter conseguido aumentar a avaliação do Ideb, entre outras ações”, disse o gestor municipal.

O secretário de Educação, Ronaldo Oliveira, aproveitou o momento para fazer uma explanação dos avanços da Educação em Itaporanga. “A educação é uma semente, e, se bem plantada, no futuro há uma colheita bastante significativa, e é isso que estamos fazendo em Itaporanga desde 2017. Houve um avanço significativo na nossa educação, graças aos nossos profissionais. É esse o nosso objetivo e é essa a orientação que recebemos do prefeito Otávio Sobral. Esse evento está iniciando na cidade, mas em todas as comunidades também está acontecendo, é justamente pra gente conscientizar, trazer de volta, dando oportunidade para que a nossa população volte a frequentar as salas de aula do nosso município, isso em função da evolução da educação do município de Itaporanga”, destacou Oliveira.

Em um momento de reflexão, o pároco da Paróquia Santo Antônio, no povoado Caueira, padre Denivaldo, relatou a importância do papel do professor na sociedade. “O professor deveria ser a autoridade mais respeitada, mais amada e mais reverenciada de uma comunidade. Porque o professor traz consigo a profissão mãe de todas as profissões. O professor, além de ser bem remunerado, é uma classe que tem que ser reverenciada por toda comunidade. Se você quiser ver uma pessoa liberta, uma pessoa de sucesso, se quiser ter uma pessoa com uma visão de mundo extraordinária, dê um professor a ele. A educação é o mais sublime processo de libertação”, enfatizou, ganhando os aplausos de todos os presentes.

Sobre a Chamada Pública

A Chamada Pública Escolar consiste numa mobilização municipal para convidarmos estudantes a retornar e/ou iniciar seus estudos na Unidade Escolar mais próxima de sua residência. Todas as modalidades e etapas de ensino que compete a Educação Municipal estão sendo ofertadas, a saber: Educação Infantil (Creche e Pré-escolar) Ensino Fundamental séries iniciais (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental séries finais (6º ao 9º ano) e EJA – Educação de Jovens e Adultos CICLO (1º ao 5º ano) e ETAPAS (6º ao 9º ano).

No ato do Dia “D”, simultaneamente, todos os professores, serventes, merendeiras, especialistas e secretários escolares, junto aos Agentes Comunitários de Saúde, estiveram em suas respectivas escolas e povoados, de casa em casa, buscando alunos para sua Unidade Escolar mais próxima.

Scroll to top
Pular para o conteúdo