Secretaria de Meio Ambiente promove reunião com Consórcio de Resíduos Sólidos da Grande Aracaju e Cooperativa de Itaporanga d’Ajuda

A Prefeitura de Itaporanga d’Ajuda, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, fechou o lixão do município e está cumprindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, com isso o município apoiou e deu pontapé na criação da Cooperativa de Catadores de Resíduos Sólidos de Itaporanga d’Ajuda. O objetivo do encontro foi convidar a Cooperativa para o 3º Encontro Regional de Catadores de Material Reciclável, além do anúncio da cessão de uso de espaço para ser utilizado como depósito para armazenamento de materiais.

A reunião contou com a participação do superintendente do Consórcio de Resíduos Sólidos da Grande Aracaju, Evaldino Calazans, e da coordenadora de apoio ao Consórcio dos Resíduos Sólidos da Grande Aracaju, e coordenadora Estadual Educação Ambiental da Sedurbs, Anne Aline Feitosa. O secretário de Meio Ambiente, Augusto Garção, explica que o encontro foi muito importante para a cooperativa. “Nós temos tido diversos encontros a fim de cumprir toda a Política Nacional de Resíduos, e hoje, impreterivelmente, viemos reafirmar o CNPJ da Cooperativa e a cessão de uso do galpão que será utilizado como depósito dos materiais”, explica.

O superintendente da Consbaju, Evaldino Calazans, diz que diversos temas foram discutidos durante o encontro. “Nós viemos fazer um convite de reforço para o 3º Encontro Regional de Catadores de Materiais Recicláveis, que será realizado no dia 05 de julho em Aracaju, junto com o Sebrae e a Sedurbs, além disso viemos aqui também para a entrega de certificados dos cursos que participaram em 2017 e 2018 e aproveitamos também para fazer um levantamento de todo o serviço que a Prefeitura de Itaporanga vem fazendo aqui junto com os cooperados. A criação da cooperativa junto com o CNPJ, a cessão de uso de um galpão para utilizar como depósito para armazenamento dos materiais e um momento de bate-papo com eles explicando da importância de eles estarem formalizados, organizados para que futuramente eles possam conseguir recursos para que eles desenvolvam o trabalho deles aqui”, disse, Calazans.

“A gente sabe que município Itaporanga foi contemplado com maquinário do projeto de Inclusão Social Ambiental de catadores de materiais recicláveis, que é um projeto do Ministério do Trabalho e Emprego e que o Governo do Estado está sendo gestor desse projeto, a gente está em fase de licitação de compra desses materiais, onde o município de Itaporanga foi contemplado e a gente não pode perder. São materiais aí de em torno de 70 mil reais, entre eles prensa, balança, carrinhos, esteiras, mesas, para que eles possam trabalhar. A gente está fazendo nossa parte junto com o município organizando para que eles agora toquem pra frente a cooperativa”, completou o superintendente.

A coordenadora de apoio ao Consórcio dos Resíduos Sólidos da Grande Aracaju, e coordenadora Estadual Educação Ambiental da Sedurbs, Anne Aline Feitosa, destaca que a presença dos catadores durante o encontro que acontecerá no dia 05 de julho é essencial. “Hoje estamos aqui com a etapa de mobilização para um encontro que vai haver dia 5 de julho que é para os catadores, então hoje viemos explicar a etapa que o projeto se encontra que é a formação das redes, que é fazer com que as cooperativas de todo estado trabalhem juntas, unidas, de forma resumida: eles vão ter o mesmo preço, não vai ter aquele trabalho do atravessador.  Existe um sistema que está sendo implantado e se chama sistema de redes, estão se formando as cooperativas e esse encontro também é conscientizar, informar, explicar como é que é o trabalho em redes”, conclui.