Secretaria Municipal de Saúde inicia vacinação domiciliar da Campanha Nacional Contra a Gripe

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe iniciou nesta segunda-feira, 23, tendo como público-alvo idosos e profissionais de saúde. Por determinação do prefeito Otávio Sobral, preocupado com a propagação do coronavírus, as vacinações de idosos estão sendo realizadas, também, em domicílio. Com isso, nesta terça-feira, 24, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde já iniciaram as visitas as residências do público-alvo (pessoas de 60 anos ou mais) para realizar a vacinação. Além das visitas domiciliar, a Unidade de Saúde Getúlio Sávio Sobral, no Loteamento Santo Antônio, e a Clínica de Saúde Umberto Mandarino estão abertas e recebendo a população para a vacinação. “O objetivo é evitar filas e aglomeração dessas pessoas que são grupos de risco. Precisamos cuidar dos nossos idosos e evitar que possam ser contaminados”, destacou o gestor municipal.

Sobre a antecipação da Campanha

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.