Siga-nos nas Redes Sociais:

SECRETARIA DE SAÚDE DE ITAPORANGA ADQUIRE ELETROCARDIÓGRAFOS PARA A URGÊNCIA 24H E CLÍNICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

A Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu dois eletrocardiógrafos, que serão utilizados no Plantão 24h e na Clínica de Saúde da Família Humberto Mandarino. O sistema implantado de telemedicina vai possibilitar que o médico realize o exame e obtenha o diagnóstico dentro de 30 minutos.

A aquisição dos equipamentos se deu por determinação do prefeito Otávio Sobral, que pediu atenção especial na questão dos exames e consultas médicas da cidade. “Uma das minhas maiores preocupações e prioridade na minha administração é a Saúde, por isso solicitei que fizessem com que seja ofertado um serviço de qualidade para os munícipes. Já começamos adquirindo esses dois aparelhos que são de extrema importância, muito ainda será feito nessa área. A Prefeitura está buscando investir em equipamentos modernos para o atendimento de saúde pública em nossa cidade”, afirmou o gestor municipal.

São dois equipamentos disponibilizados, na Urgência 24h e na Clínica de Saúde da Família
O equipamento mede a altura do potencial elétrico do coração por meio de seis eletrodos no peito e um em cada membro do paciente. O exame demora menos de um minuto para ser realizado e o resultado é encaminhado ao médico via internet após dez minutos. “Com o aparelho podemos dar para a população uma facilidade no acesso a exames de alta complexidade e aumentar a qualidade do atendimento. Desta forma, vamos otimizar o atendimento emergencial cardiológico. O paciente com dor torácica receberá o diagnóstico bem mais rápido”, disse a secretária municipal de Saúde, Urânia Sobral.

“O exame é uma ferramenta de triagem, para que o médico possa saber qual tratamento deve ser utilizado. Com este aparelho o laudo é imediato. Se o exame detectar alterações cardiológicas, o paciente é encaminhado ao médico especialista”, concluiu a secretária.

De acordo com a responsável pelo atendimento, Cleodice Oliveira, o novo equipamento dobra a capacidade de realização de exames de eletrocardiograma na Secretaria. “Antes realizávamos 25 exames por semana, agora com o novo aparelho vamos realizar 20 por dia. Nós tínhamos apenas um aparelho antigo que quebrava constantemente e não dava conta da demanda. E o laudo que antes demorava em média 15 dias, agora será emitido em menos de 24 horas”, enfatizou.

O porteiro Rodrigo Santos Bispo Jânio precisou fazer o exame cardiológico nesta terça-feira, 07, e foi um dos primeiros pacientes a utilizar o aparelho que, segundo ele, é de extrema importância. “São aparelhos muito bons e muito importantes, pois a população precisa, principalmente em casos de urgência, e facilita a realização de exames para nós que precisamos utilizar a saúde pública. É um avanço muito importante para a saúde do nosso município”, diz.

Scroll to top
Pular para o conteúdo