FUNASA SE REÚNE COM SECRETÁRIOS DO MUNICÍPIO PARA DISCUTIR QUALIDADE DA ÁGUA EM ITAPORANGA

a manhã desta sexta-feira, 7, uma equipe da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) esteve no município de Itaporanga D’Ajuda, onde se reuniu com os secretários municipais de Saúde, Meio Ambiente, Educação, Assistência Social e Obras, para discutir a qualidade da água do município.

Em 2015 a Funasa esteve em Itaporanga para buscar amostras de água nas comunidades Rio Fundo da Cachoeira, Rio Fundo do Arame e Taboca, com o objetivo de avaliar a qualidade da água que é consumida nessas regiões. “A gente sempre faz esses encontros com as Prefeituras e é muito importante, pois fortalece a parceria entre a Funasa e os municípios. É comum a gente encontrar água que precisa de cuidados. Ficamos muito felizes pelo fato de conseguirmos nos reunir com todos os secretários que solicitamos”, destacou a chefe do da Sessão de Controle da Qualidade da Água, Raimunda Figueiredo.

A técnica da Sessão de Controle da Qualidade da Água, Martha Feitosa, explicou como foi identificada a qualidade da água do município. “Nós colhemos amostras de água em escolas, postos de saúde e em residências, em todas as comunidades nós detectamos a presença de coliforme total e em algumas encontramos escherichia, que é um coliforme fecal. Nós solicitamos das Secretarias os cuidados com a água, para que seja fornecida a população água de qualidade”, disse.

O diretor de Meio Ambiente, Augusto Garção, destaca que em algumas comunidades já estão sendo feitas as limpezas em caixas d’água. “As caixas d’água já estão sendo limpas, nós estamos ajustando algumas questões pelo fato da situação em que encontramos o município. Para se ter uma ideia, nós encontramos caixas d’água com planta dentro. Agora nós vamos dar prioridade a estas comunidades onde foram feitas as análises, porém faremos a limpeza de todas as caixas do município”, enfatizou o secretário.