PREFEITURA REALIZA ASSEMBLEIA PARA IMPLANTAÇÃO DE COOPERATIVA DE CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM ITAPORANGA

Na manhã desta segunda-feira, 24, a Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceira com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), realizou Assembleia para a implantação da Cooperativa de Catadores de Resíduos Sólidos de Itaporanga D’Ajuda. O ato foi realizado no Auditório Municipal e contou com a participação de cerca de 30 catadores.

O prefeito Otávio Sobral destacou o trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “É um momento muito importante para essas pessoas, porque nós tiramos eles do lixão e formalizamos uma cooperativa que trabalhará fazendo a triagem de materiais recicláveis e desses materiais desenvolverão trabalhos que serão revertidos em geração de renda para eles mesmos”, destacou o gestor municipal.

O diretor municipal de Meio Ambiente, Augusto Garção, enfatiza o objetivo principal da Assembleia. “O objetivo da Assembleia é a formação da Cooperativa de Catadores do nosso município, que hoje a gente, de fato, vai oficializar. No município não existia cooperativa, então tomamos a iniciativa de implantá-la. A importância dessa implantação se dá pelo fato do município fazer parte do Consórcio de Resíduos Sólidos da Grande Aracaju e ter a obrigação de possuir sua própria cooperativa”, afirmou.

A coordenadora de apoio do Consórcio de Resíduos Sólidos da Grande Aracaju, Márcia Santos, explica a importância do ato para o município. “Aqui em Itaporanga D’Ajuda o lixão será fechado, e existem muitos resíduos que são descartados, mas também existem aqueles que serão reciclados. Esses resíduos recicláveis serão reaproveitados e é aí onde entra à cooperativa, porque será esta entidade a responsável pelo armazenamento e reaproveitamento desse material. Aqui a cooperativa ainda está em fase de formalização, onde também tivemos a eleição da parte administrativa e diretiva da cooperativa, e o objetivo maior foi esse”, explica a coordenadora.

O catador José Carlos dos Santos enfatiza ter ficado muito feliz quando foi informado da criação da Cooperativa. “A importância dessa cooperativa é que é uma forma de gerar emprego pra gente trabalhar, é uma iniciativa muito boa. A gente vai sair do lixão para trabalhar de forma mais digna e com isso vem a geração de renda. Eu fiquei muito feliz quando me informaram da criação dessa cooperativa, muito agradecido”, disse.