SEMED REALIZA REUNIÃO INTERSETORIAL EM PARCERIA COM A SEED PARA TRATAR DE CONDICIONALIDADES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com as Secretarias de Saúde e Assistência Social, realizou na manhã desta quinta-feira, 09, uma Reunião Intersetorial das Condicionalidades do Programa Bolsa Família com gestores e operadores escolares, a reunião aconteceu no Auditório Municipal e contou com a participação de diretores e técnicos de escolas do município. O ato foi conduzido por representantes da Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família, do Departamento de Educação da Secretaria de Estado da Educação (SEED).

A reunião contou com palestras de representantes de órgãos ligados ao Programa Bolsa Família no município de Itaporanga d’Ajuda. O secretário de Educação, Ronaldo Oliveira, destacou a importância do encontro. “Essa integração de Secretarias é de fundamental importância, para que o trabalho desenvolvido em prol do Programa Bolsa Família seja ainda mais solidificado em nosso município, os dados demonstram estamos conseguindo fazer o acompanhamento de mais de 70% dos cadastrados no programa e pretendemos abranger ainda mais esse trabalho”, disse.

A coordenadora estadual do Programa Bolsa Família na Educação, Rute Lisboa, destaca que o objetivo do encontro é fortalecer o trabalho dos profissionais envolvidos na educação. “A programação é voltada para os operadores, as pessoas nas escolas que registram a frequência dos estudantes, para que eles entendam melhor as condicionalidades, isto é, as exigências do Programa Bolsa Família”, afirmou.

O PBF exige uma frequência mínima de 85% para alunos beneficiários de 6 a 17 anos; e de 75% para estudantes nas idades de 16 e 17 anos. O Ministério da Educação é responsável pelo sistema que registra a frequência – o ‘Presença’ – e, por sua vez, encaminha esses dados para Ministério do Desenvolvimento Social.