Secretaria de Saúde realiza capacitação referente ao Janeiro Roxo – Campanha de Combate à Hanseníase

Fotos: Rogério Souza

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Atenção Básica, realizou na manhã desta terça-feira, 29, uma atividade de Educação em Saúde, no Auditório Municipal, com o tema “Janeiro Roxo – Campanha de Combate à Hanseníase”, que teve como público-alvo os agentes comunitários de saúde. O evento contou com palestra ministrada pela médica referência no Estado, Dra. Tercília Menezes.

A coordenadora de Atenção Básica do município, Gisélia Araújo, explica o objetivo do encontro. “A gente comemora Janeiro Roxo, que é o combate a Hanseníase, então esse evento visa explicar que existe tratamento e que todo tratamento é feito pelo SUS. Hoje a gente está tentando falar para os profissionais como ele pode reconhecer a Hanseníase. Então a Dra. Tercília, que é referência no Estado de Sergipe, vai falar sobre esse assunto”, explica, Gisélia.

“Os agentes que visitam as famílias, ao chegar a uma residência e verificar a presença de uma manchinha, ele já pode passar para a equipe da Saúde da Família para que eles possam investigar e proporcionar todos os cuidados possíveis. O tratamento é todo pelo SUS e os medicamentos também são fornecidos pelo SUS”, concluiu a coordenadora.

O evento contou ainda com a participação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e de diversas coordenadorias da Secretaria Municipal de Saúde.

Sobre a Hanseníase

Hanseníase é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium leprae que acomete a pele e os nervos periféricos. Ela é uma doença de baixa infectividade, ou seja, o seu poder de contágio é baixo.

Os sinais e sintomas mais frequentes da hanseníase são: Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade térmica (ao calor e frio), tátil (ao tato) e à dor, que podem estar principalmente nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, no tronco, nas nádegas e nas pernas; Áreas com diminuição dos pelos e do suor; Dor e sensação de choque, formigamento, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas; Inchaço de mãos e pés; Diminuição sensibilidade e/ou da força muscular da face, mãos e pés, devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos; Úlceras de pernas e pés; Caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos; Febre, edemas e dor nas juntas; Entupimento, sangramento, ferida e ressecamento do nariz; e Ressecamento nos olhos.

Por Janaina Oliveira