Secretaria Municipal de Educação realiza lançamento da Chamada Pública Escolar 2019

Fotos: Rogério Souza

Com o objetivo de assegurar o acesso dos estudantes às unidades da rede municipal de ensino que oferecem o Ensino Infantil, Fundamental e EJA, a Prefeitura de Itaporanga d’Ajuda, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã de hoje, 12, em parceria com Sindicatos, Conselho Tutelar e demais Secretarias, o lançamento da Chamada Pública Escolar 2019. O ato contou com discursos das autoridades e em seguida caminhada pelas ruas da cidade.

O prefeito Otávio Sobral destacou durante o seu discurso, que a Educação do Município tem avançado bastante, graças ao empenho de toda a equipe. “Uma das coisas que não sai da minha cabeça, foi a minha viagem a Brasília logo após as eleições, onde em uma reunião na CNM Itaporanga d’Ajuda foi destacada com nota zero no IDEB. Eu fiquei envergonhado e por isso venho lutando para ter uma educação cada vez melhor, com a qualidade que os nossos munícipes merecem. A educação de Itaporanga deu um salto qualitativo de 2017 pra frente, tivemos muitos alcances, muitas conquistas e isso não seria possível se não fosse o trabalho e o empenho da equipe da Secretaria de Educação”, afirmou o gestor.

O secretário de Educação, Ronaldo Oliveira, completou a fala do gestor destacando alguns avanços na área. “Nós já fomos premiados como sendo o município de referência para o Estado de Sergipe na área de Educação Inclusiva. Nunca na história da educação de Itaporanga d’Ajuda a gente teve tantos avanços, a gente viu tantas conquistas acontecer. Em 2017 saímos da nota zero para uma média de 4,2, nós saímos do 75º lugar para o 9º lugar no ranking do Ideb em Sergipe”, disse.

“Hoje estou aqui me juntando a todos para cada vez mais melhorar educação do nosso município, votamos durante estes dois anos em projetos importantes para a educação, nós vereadores também estamos preocupados com a educação do nosso município, a educação do nosso município não depende só de um professor, não depende só da Secretaria, mas depende sim de todos nós. É por isso que hoje é só a primeira mobilização e amanhã estaremos de casa em casa, para que os pais tenham uma nova oportunidade de matrícula”, destacou o presidente da Câmara de Vereadores, Ivan do Conselho.

O representante do Sintese, professor Wilson Menezes, destaca que Otávio Sobral foi o primeiro gestor de Itaporanga a abraçar a proposta da Chamada Pública. “Essa Chamada Pública é essencial, o nosso município possui 3 mil analfabetos totais acima de 15 anos e precisamos mudar essa realidade. Nós estamos nos somando, todos os professores, merendeiras, vigilantes e que bom que os pais já começaram a chegar e se somar conosco. Parabenizo a todas as Secretarias que estão se somando conosco, parabenizo também a Educação. E nós, nas nossas assembleias, estamos sempre comentando que o prefeito Otávio não é o primeiro a ser chamado para fazer a Chamada Pública, mas ele é o primeiro a apoiar e realizar a Chamada Pública”, disse o sindicalista.

A Chamada Pública Escolar iniciou nesta terça-feira, 12, e acontece ainda esta semana no centro da cidade, com a ação porta-a-porta. Até o mês de maio a Chamada Pública estará nos povoados Caueira, Sapé, Rio Fundo e Ipanema, abrangendo todos os povoados circunvizinhos.

Por Janaina Oliveira