Secretaria de Educação realiza segundo ato da Chamada Pública Escolar

Fotos: Rogério Souza

A Secretaria Municipal de Educação deu continuidade nesta quarta-feira, 13, a Chamada Pública Escolar, com o objetivo de assegurar o acesso dos estudantes às unidades da rede municipal de ensino que oferecem o Ensino Infantil, Fundamental e EJA. A Chamada Pública está sendo realizada em parceria com os agentes comunitários de saúde, sindicatos, professores, diretores e voluntários das demais Secretarias.

Grupos monitorados por técnicos da Secretaria de Educação se dividiram por diversos pontos da cidade, abrangendo todos os bairros, buscando de forma eficaz alunos para a rede municipal de ensino. Apenas nesta quarta-feira foram realizadas 108 pré-matrículas. A expectativa é que até o encerramento da Chamada Pública, que acontece até o dia 31 de maio, o número de matrículas aumente, chegando a meta estabelecida de 500 matrículas.

A manicure Lilian Santos Oliveira destacou que já tinha o desejo de voltar a escola e com o convite da equipe da Chamada Pública fic ou ainda mais empolgada. “É uma oportunidade para quem quer estudar, eu já estava querendo voltar a estudar, até porque hoje em dia a gente só consegue as coisas através do estudo. A equipe vindo até a nossa casa, conversar conosco é um estímulo a mais, então acaba reacendendo a vontade de voltar a escola e aí a gente realmente efetiva esse desejo”, disse, Lilian.

“Essa iniciativa é muito boa, pra quem não estuda, pra quem nunca foi a escola, é uma oportunidade de melhoria pra gente. Estimula a gente a ir para a escola, eu mesmo nunca estudei e tinha vontade, procurei saber, mas fui adiando a ida a escola para fazer a matrícula, com o pessoal aqui na minha casa me convidando, não tinha como não aceitar”, afirmou a dona de casa Edileuza Maria de Jesus, muito feliz.

Já a dona de casa Maria Elze da Conceição estudou até o 5º ano do Ensino Fundamental. Durante a conversa ela ficou motivada com a proposta de retornar a sala de aula para concluir os estudos. “Eu acho legal porque pelo menos está incentivando, não só o analfabeto, mas aqueles que em algum momento pararam os estudos. Isso já deveria ter acontecido, mas como nunca é tarde, é uma grande oportunidade”.

Por Janaina Oliveira