Prefeitura realiza programação alusiva aos 165 anos de Itaporanga d’Ajuda

Nesta quinta-feira, 28, o município de Itaporanga D’Ajuda completou 165 anos de emancipação política e a Prefeitura de Itaporanga, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, preparou uma vasta programação durante todo o dia. Além das programações oficiais, o público contou com apresentações culturais, parque infantil e o tradicional bolo de 10 metros.

As comemorações iniciaram no início da manhã com alvorada pelas ruas da cidade com a Banda de Música Nossa Senhora do Rosário, do município de Rosário do Catete, e em seguida hasteamento das bandeiras no paço da prefeitura do município. Dando continuidade as programações oficiais, no período da tarde, uma missa solene foi celebrada na Igreja Matriz com presença de autoridades do município e público em geral. A missa foi presidida pelo pároco do município, padre André Menezes. Em seguida, munícipes acompanharam o cortejo folclórico com os grupos: Quadrilha Junina Arrasta Pé, Caboclinho do mestre Jadinho, Cacumbi do mestre Juarez e Reisado do mestre Duninho.

Durante a noite foi realizada solenidade oficial, com apresentação de veículos e equipamentos recebidos pelo município, além de entrega de certificados de cursos e do projeto Conectando com a Vida do Instituto Luciano Barreto Júnior. “Aproveitamos esse momento de comemoração para apresentar aos nossos munícipes os nossos maquinários, que recebemos através da Codevasf, por emenda impositiva, e com a ajuda do meu eterno líder André Moura. Também fico feliz em ver esses jovens, que encerraram o projeto do Instituto Luciano Barreto Júnior, recebendo seus respectivos certificados e que agora tem uma qualificação a mais para ir em busca de empregos e de um futuro melhor”, disse.

“É com muita alegria que em mais um ano nos reunimos na Praça Silvio Garcez, nosso cartão postal, e hoje comemoramos, com muita alegria, os 165 anos da nossa amada Itaporanga D’Ajuda. Cidade essa que tenho a honra e imensa alegria de estar prefeito. Cidade que eu amo e que dedico a minha vida em trabalhar por ela. Temos um povo batalhador, guerreiro, e que merece essa festa”, concluiu o gestor municipal.

O presidente da câmara, vereador Ivan do Conselho, destacou a história de Itaporanga, durante o seu discurso. “Comemoramos hoje uma data muito especial, a emancipação política da nossa querida e amada cidade. Sou muito feliz e grato por hoje representar o nosso município no legislativo, temos uma linda história e um povo muito feliz, parabéns Itaporanga pelos seus 165 anos”, afirmou.

Durante o evento estiveram expostos uma retroescavadeira, uma patrol, uma pá carregadeira, um caminhão pipa, cinco tratores, uma roçadeira hidráulica, um arado e duas carretinhas, adquiridos através da Codevasf com emenda do ex-deputado federal André Moura, além disso, estavam expostos veículos da Secretaria de Saúde e mais 3 onix e um microonibus que serão entregues em breve a população itaporanguense.

O evento contou também com a entrega de certificados a 12 motoristas do município, que realizaram curso de aperfeiçoamento de Transporte Escolar, realizado pelo Sest/Senat. Além disso, 45 estudantes da rede municipal de ensino receberam certificados do projeto Conectando com a Vida do Instituto Luciano Barreto Júnior, que teve a duração de 10 meses.