Assistência Social, Saúde e Educação de Itaporanga realizam primeiro Seminário Intersetorial sobre a Violência Autoprovocada

Com o objetivo de mobilizar e sensibilizar a Rede de Atenção Psicossocial do município de Itaporanga d’Ajuda, as Secretarias de Saúde, Assistência Social e Trabalho e Educação, realizaram na tarde desta terça-feira, 11, o 1º Seminário Intersetorial sobre a Violência Autoprovocada. O evento teve como público alvo conselheiros tutelares, conselheiros municipais, técnicos de referências do NASF, CAPS, CREAS, CRAS, ESF, profissionais da rede de Educação (diretores e coordenadores), Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Procuradoria Municipal, Casa Lar, Entidades Religiosas e grupos da Igreja Católica, SCFV, Poder Legislativo, entre outros.

O prefeito Otávio Sobral prestigiou o evento e aproveitou para destacar a importância de se trabalhar sobre o tema. “É uma forma de se discutir a violência autoprovocada que tem crescido cada vez e vem preocupando pais e toda a sociedade em geral. De acordo com a Organização Mundial de Saúde 35 brasileiros mortos por dia, tem sido um mal silencioso, pois, as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais que estas pessoas dão. Então toda nossa se reúne para trabalhar a prevenção desse problema”, disse o gestor municipal.

Durante o evento, o público presente contou com palestras e apresentações sobre a temática com profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social. “Diante do exposto neste evento, a Rede Psicossocial em âmbito municipal de forma intersetorial busca construir uma proposta interventiva que se materializará no Plano Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. Neste documento será pactuado fluxo, atribuições e responsabilidades dos agentes públicos quem integram a nossa rede”, explicou a assistente social Jane Alves, uma das palestrantes e organizadoras do evento.

“O suicídio e a autolesão sem intenção suicida tornaram-se problemáticas mundiais desafiando os países do globo, independente da cultura, política ou aspectos econômicos. O nosso objetivo é unir as redes da Administração Municipal e juntas trabalharmos a prevenção a este mal que vem crescendo cada vez mais. Então vamos levar essas discussões a diante, nas comunidades rurais e principalmente nas unidade de ensino, atingindo formadores de opiniões e principalmente os pais”, diz a coordenadora do Núcleo Ampliado de Saúde da Família, Aline Ribeiro, que também é uma das organizadoras do Seminário.

Estiveram presentes no evento o prefeito Otávio Sobral, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Trabalho, Izabel Sobral, o presidente da Câmara de Vereadores, Ivan Luciano, a vereadora Urânia Sobral, os vereadores Thiago Luduvice e Ricardo Possidônio, além dos secretários Ronaldo Oliveira (Educação) e Augusto Garção (Meio Ambiente). Também prestigiaram o evento o padre André Menezes, da Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda, e o comandante do Batalhão da Polícia Militar de Itaporanga d’Ajuda, Tenente Oscar.