NOTA INFORMATIVA

Desde a última quarta-feira, 10, por volta das 21h, houve um imprevisto onde as linhas de transmissão de energia de Itaporanga d’Ajuda, que saem de Aracaju e passam pelo rio Vaza-Barris, tiveram problemas. Uma das linhas foi rompida e outra foi arrastada pelo rio, consequentemente o município ficaria sem energia por completo. “Foi feita uma manobra de imediato por parte da Energisa para que o município pudesse ser atendido pela subestação mosqueiro via Caueira e pela subestação Lagarto. Neste momento todo o município e a área industrial estão sendo atendidos por essas duas subestações, porém a área industrial tem que diminuir a produção significativamente em função de não atender a demanda, pela manobra que está se fazendo”, explica o secretário de Obras, Transportes e Serviços Urbanos, engenheiro Sérgio Melo.

“Acontecido o fato, a Prefeitura de Itaporanga, através do prefeito Otávio Sobral, entrou em contato com a Energisa para buscar solução e a mesma pediu apoio por não ter expertise de fazer esse tipo de operação em pleno Vaza Barris. Entramos em contato com o Exército Brasileiro e neste exato momento estão juntos o Exército e a Energisa para tentar sanar a emenda de um rompimento de um dos cabos de transmissão, porque a outra linha de transmissão vai demorar de 30 a 40 dias para ser refeita, a depender da melhora do tempo. Neste momento está sendo feito um trabalho em conjunto entre a Prefeitura Municipal de Itaporanga, a Energisa e o Exército Brasileiro, e também contaram com o apoio da Fábrica de Papel”, conclui o engenheiro.

O prefeito Otávio Sobral acompanha de perto todo o trabalho que está sendo realizado. “Desde as primeiras horas da manhã estamos acompanhando todos os problemas ocasionados pela chuva e estamos buscando todas as soluções junto as pastas responsáveis. Estou acompanhando esse serviço realizado pela Energisa e o Exército com a esperança de que seja resolvido o mais breve e o fornecimento de energia na nossa cidade não seja comprometido”, disse o gestor municipal.