Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realiza prova eliminatória para eleições para o Conselho Tutelar

No último domingo, 21, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou a prova do Processo de Escolha para o Conselho Tutelar quadriênio 2020-2023. O exame é mais uma etapa eliminatória para as eleições que ocorrem no dia 06 de outubro. Participaram da prova 35 pré-candidatos, que, sendo aprovados, deverão disputar o pleito concorrendo a uma das cinco vagas para o órgão.

Com o resultado da aplicação do exame, o rito da eleição do conselho tutelar passa para as mãos da população do município, que deverá, espontaneamente, escolher um dos pré-candidatos aprovados no exame, que deverá estar ciente do perfil técnico e preparatório dos pré-candidatos exigidos para a ocupação do cargo. É importante que esteja claro o comprometimento com a esfera social que necessita a atuação dos conselheiros eleitos. Lembrando que a lei federal 8.069/90 (ECA) instrui toda a atuação de um conselheiro tutelar eleito para o exercício do cargo durante o quadriênio 2020-2023.