Siga-nos nas Redes Sociais:

Secretaria de Saúde inicia Campanha de Combate a Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, junto as demais coordenações da pasta, deram início na manhã desta segunda-feira, 22, a Campanha de Combate ao Aedes Aegypti, realizando panfletagem e orientando a população sobre os riscos da dengue e quais medidas devem ser adotadas para evitar a proliferação do mosquito, bem como prevenir a doença.

O secretário de Saúde, Augusto Ribeiro, destaca o objetivo principal da campanha. “Essa campanha tem o objetivo de sensibilizar as pessoas na prevenção do controle da dengue. A gente sabe que nesse período pós-chuva, onde há um acúmulo mais excessivo de água nas casas, há uma incidência maior da proliferação do Aedes Aegypti. Graças a Deus nossa cidade está com o Lira abaixo do índice de infestação, não estamos em uma situação alarmante, mas toda medida preventiva é bem-vinda. Sabemos que a maioria dos criadouros do Aedes Aegypti  está localizado dentro dos imóveis, como as lavanderias, então é sempre bom estarmos visitando essas famílias para orientar a forma correta de estar eliminando estes criadouros”, explicou.

Coordenadora do NASF, Aline Ribeiro, diz que nesta primeira semana o foco é a Zona Rural.  “Durante esta semana vamos percorrer os povoados, onde estaremos fazendo um trabalho de porta em porta. Hoje nós temos sete casos confirmados de dengue no município e mais vinte e cinco casos em investigação. Então estamos trabalhando na prevenção, tendo em vista que a Dengue é uma doença séria que acontece o ano inteiro, porém tem períodos que elas ocorrem com mais frequência. Os sintomas principais da doença são febre alta, náuseas, vômito, dor no corpo, dor de cabeça e dor no fundo do olho”, disse.

A dona de casa Gilvanete Santos Eleotério recebeu a equipe com alegria e disse que é uma campanha muito importante para todos.  “É muito bom, por causa da saúde da gente, temos que ter muito cuidado por conta da dengue, então acho muito bom virem nos orientar para que a gente possa tomar os cuidados necessários”.

Já o operador de máquinas Tarlysson Vinicius destaca que é sempre bom estar atento aos cuidados. “É uma coisa boa, um bom incentivo para a gente tomar cuidado e nos livrar desse mosquito. É uma ação muito importante para que todos tenham consciência das medidas que devem ser adotadas para evitar a doença”, concluiu.

Scroll to top
Pular para o conteúdo