Secretários e comerciantes de Itaporanga participaram de lançamento do Programa Líder do Sebrae

Nesta manhã, 08, os secretários Edwelton Gois (Administração), Palmiro Fontes (Cultura e Turismo) e Neguinho do Sapé (Agricultura, Indústria e Comércio), participaram junto técnicos da Administração Municipal e a comerciantes do município do evento de lançamento do Programa Líder (Liderança para o Desenvolvimento Regional) do Sebrae, na Faculdade Ages, em Lagarto. O programa trabalhará o desenvolvimento na região Centro-Sul (Itaporanga d’Ajuda, Salgado, Lagarto, Boquim, Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto) e tem o objetivo de estimular a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável.

O município de Itaporanga d’Ajuda esteve representado no evento pelos secretários, técnicos e por cerca de 20 comerciantes da cidade. Durante a execução de Programa, Itaporanga contará com 10 líderes, são eles: os comerciantes André Lucas, Edésio Júnior, Flaviane Gomes, Josabete Pereira, Jonas Chumbinho, João Paulo Oliveira, Valdirene Izaias, Manuel da Curvelo, além de Silvia Carla (Assistência Social) e Aleide Gomes (Meio Ambiente). Ao todo, a região Centro-Sul contará com 46 líderes.

A comerciante Josabete Pereira destaca que o Programa Líder proporcionará mais visibilidade ao comércio local. “Eu vejo que esse programa traz pra nós mais oportunidade de desenvolvimento pra cidade, assim como também mais recursos para que possamos ter um crescimento no comércio e em todos os setores do município. Acredito que com esse crescimento, Itaporanga e todos os municípios envolvidos neste programa ficarão mais visíveis, porque é um trabalho voltado para o desenvolvimento”, afirmou.

O Líder (Liderança para o Desenvolvimento Regional) é uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças, que estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, trabalhando as três dimensões da competitividade: a Sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a Empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).

Por meio do programa, as lideranças locais são identificadas e convidadas a debater intensamente questões que se harmonizam com as particularidades e potencialidades da região, elegendo prioridades que passam a compor a estruturação e formulação de um Plano voltado ao desenvolvimento sustentável da região.