Comunidade do Assentamento São João participa de exercício de evasão de área de faixa de dutos da Transpetro

Na manhã de hoje, 14, a comunidade do Assentamento São João participou de exercício de evasão de área de faixa de dutos da Transpetro, realizado pela Transpetro, em parceria com a Defesa Civil Estadual e Municipal, e o Corpo de Bombeiros. O objetivo da ação é informar e preparar a população para casos de emergências que possam ocorrer. Estiveram também presentes lideranças políticas, representantes das Secretarias de Assistência Social e Trabalho e Saúde, além do vereador Edézio Tavares e da assistente social Jane Alves.

Durante o encontro foi enfatizado a realização de novos exercícios em outras áreas do município que possuem faixa de dutos da Transpetro. A participação de toda população é essencial, pois é uma forma de treiná-los para as primeiras medidas a serem tomadas em uma situação de emergência.

A técnica de Segurança e coordenadora de relacionamento com partes interessadas da Transpetro, Rosilda Batista Almeida, explica a ação desenvolvida na comunidade. “É um simulado simplificado, a gente chama a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros para nos ajudar. Na verdade passamos para eles as informações de segurança, os riscos, como eles lidarem com a faixa de duto, o que pode e o que não pode ser feito na faixa de dutos e mostramos para eles, numa situação de emergência, o que eles devem fazer, para onde eles devem se deslocar, como devem se deslocar”, explica a técnica responsável pela ação.

“A gente pede o apoio da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros porque em um caso de emergência é a parceria que está com a gente. E aí eles mostraram a população as principais medidas que deverão ser tomadas em uma situação de emergência. Neste evento nós reunimos as equipes da Transpetro, Defesa Civil Estadual e Municipal, Corpo de Bombeiros e um dos públicos é a comunidade”, concluiu.