Prefeitura de Itaporanga e Codevasf realizam peixamento em açudes públicos dos assentamentos Dom Helder, Vitória da Conquista e 08 de Março

A Prefeitura de Itaporanga d’Ajuda, através da Secretaria de Agricultura, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou peixamento na zona rural de Itaporanga d’Ajuda nesta sexta-feira (23). Açudes públicos nos assentamentos Dom Helder Câmara, Vitória da Conquista e 08 de Março foram repovoados com 20 mil alevinos das espécies Xira, Tambaqui e Tilápia.

A ação teve a participação do prefeito Otávio Sobral, do superintendente regional da Codevasf César Mandarino e do secretário de Agricultura Neguinho do Sapé. Além dos vereadores Tonho de Luquinha, Silvio Leal e Mariza da Mata e dos secretários Izabel Sobral (primeira-dama e secretária de Assistência Social e Trabalho), Lucas Macedo (Geral), Ronaldo Oliveira (Educação), Palmiro Fontes (Cultura e Turismo) e Maikel Dantas (Finanças).

O prefeito Otávio Sobral destaca a importância da parceria com a Codevasf, em mais uma ação conjunta no município de Itaporanga. “Uma ação muito importante para o meio ambiente. No Assentamento Dom Helder colocamos 10 mil alevinos, no assentamento Vitória da Conquista foram 6 mil, e também foram enviados 5 mil para o assentamento 08 de Março. É muito importante essa parceria com a Codevasf e espero não ficar somente por aqui e em breve fazermos mais ações”, disse o prefeito, feliz.

O superintendente da Codevasf, César Mandarino, disse estar muito feliz em proporcionar, em parceria com a Prefeitura, benefícios para Itaporanga. “Todos esses peixes que foram colocados em Itaporanga, e que são colocados no Estado de Sergipe, vem da Estação de Psicultura do Betume, são reproduzidos lá, onde temos matrizes, os reprodutores e lá nós temos o laboratório que faz a desova e faz os alevinos. Hoje no município de Itaporanga, por solicitação do prefeito Otávio e do secretário Neguinho, nós estamos atendendo, assim como fazemos em outros municípios, três assentamentos. Estou feliz porque estou na minha terra, Itaporanga d’Ajuda, e que conjuntamente com o prefeito Otávio estamos trazendo benefícios para o nosso município”, afirmou o superintendente, orgulhoso.

O secretário de Agricultura Neguinho do Sapé explica que foi constatada através de visitas técnicas a possibilidade de repovoamento nos açudes. “Desde que assumi a Secretaria de Agricultura venho visitando os assentamentos e todos os povoados do município e constatei que nós temos essa riqueza, que são esses açudes. Conversando com os moradores dos assentamentos sugerimos que são locais ricos e que nós podíamos implantar algo, de prontidão procurei o prefeito Otávio Sobral que buscou a parceria com o superintendente da Codevasf, César Mandarino, que de imediato conseguiu fazer esse peixamento em três assentamentos”, concluiu o secretário.

O agricultor Alexandro Fábio de Souza é morador do Assentamento Vitória da Conquista e destacou a alegria em receber a ação. “É muito gratificante a gente receber uma ação dessas através do trabalho da Prefeitura em parceria com a Codevasf que vem incentivar o desenvolvimento do assentamento. Vai contribuir de forma especial, e a prefeitura se prontificou a nos ajudar com o acompanhamento técnico e temos só que agradecer”.

José Fontes é agricultor e reside no assentamento Dom Helder. Para ele, o repovoamento do açude incentivará a psicultura na comunidade. “Esse peixamento será de grande importância para o incentivo da criação de peixes, sendo mais uma fonte de renda na comunidade. Estamos muito agradecidos ao prefeito Otávio Sobral, ao secretário Neguinho, e a Codevasf, na pessoa do senhor César Mandarino, por trazer mais esse benefício para nossa comunidade”.

Os alevinos que foram utilizados no peixamento foram produzidos pela Codevasf no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (CIB), unidade de produção e pesquisa localizada em Neópolis.

Fotos: Rogério Souza

Reportagem: Janaina Oliveira