Itaporanga recebe serviços do Ceac Itinerante até quinta-feira, 26 de setembro

A Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), promovem durante esta terça, quarta e quinta-feira, ações de cidadania com o CEAC Itinerante, que estará no município durante estes três ofertando diversos serviços para a população. Além disso, uma parceria com a Secretaria de Saúde e com o Senar ofertam serviços na área de saúde para os cidadãos.

Durante esta terça-feira, 24, as ações na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho iniciaram com as atividades da Academia da Saúde. O CEAC Itinerante oferta os serviços de emissão de Carteira de Identidade (1ª e 2ª vias gratuitas); Carteira de Passe Livre Intermunicipal, Serviços ligados ao INSS, Serviços do Detran e Carteirinha do ID JOVEM, além disso foram ofertados exames como PSA e lâmina – este em parceria com o Senar -, vacinação, atendimentos do Programa Bolsa Família, exposição e venda de Artesanatos do projeto Amanhã – em parceria com a Codevasf – e da Itarts.

Estiveram prestigiando o primeiro dia de atendimentos o Prefeito Otávio Sobral, a primeira-dama e secretária de Assistência Social Izabel Sobral, o presidente da Câmara de Vereadores Ivan do Conselho, o vereador Edezio Tavares e as vereadoras Urânia Sobral e Mariza da Mata, além dos secretários Maikel Dantas (Finanças), Juliana Oliveira (Controle Interno), Augusto Ribeiro (Saúde) e Diviane Freitas (Pregoeira).

O prefeito Otávio Sobral destaca a importância de firmar parcerias que venham beneficiar a população. “É muito importante essa ação que estamos desenvolvendo em parceria com o Governo do Estado, são diversos serviços sendo ofertados através do CEAC Itinerante, mais de 300 pessoas sendo atendidas por dia. Essa é a segunda vez que o Ceac vem ao nosso município e espero que venha mais vezes, porque facilita o acesso da população a estes serviços, principalmente a emissão da Carteira de Identidade que é o mais procurado”, destacou o gestor municipal.

O supervisor do Ceac Itinerante, Andrius Magno, destaca as ações e parceria com o município. “Trata-se de uma solicitação da Prefeitura realizado através de ofício, onde nós analisamos, vemos o IDH do Município e percebemos que foi um pedido salutar e estamos aqui para contribuir para a população. Teremos uma média de 150 atendimentos diários, mas pode aumentar de acordo com a demanda da população. Entre os serviços temos 1ª e 2ª via de Identidade, sendo que o nosso diferencial é que são gratuitas e nós entregamos imediatamente, na mesma hora a pessoa já sai com a identidade na mão”, afirma o supervisor.

“Temos alguns serviços iniciais do Detran como primeira habilitação e licenciamento, multas avulsas, agendamento do Detran em Aracaju, passe livre intermunicipal para portadores de necessidades especiais e idosos acima de 65 anos de idade, o ID jovem que é uma carteirinha que dá desconto para todos aqueles que tem entre 15 e 29 anos de idade, bem como qualquer outra dúvida que possa surgir nós encaminhamos para os órgãos responsáveis. De maneira que o governo tem em parceria com as Prefeituras, nesse caso a Prefeitura de Itaporanga, para que possamos proporcionar mais cidadania a população mais carente, que é o público-alvo da gente com serviços gratuitos”, concluiu Andrius Magno.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Izabel Sobral, diz que a Secretaria vem buscando a parceria com o Ceac desde o primeiro semestre de 2019. “Desde o início deste ano tentamos buscar esses serviços, o prefeito esteve pessoalmente no Ceac onde firmou a parceria com a Prefeitura e Assistência Social, e essa é a segunda vez que eles estão na nossa cidade ofertando os serviços de forma gratuita. Também fechamos parceria com o Senar e a Secretaria de Saúde, onde estão ofertando alguns serviços de saúde. Além disso, a Van Itinerante do Programa Bolsa Família está realizando cadastramento e recadastramento do programa”, disse a secretária enfatizando os serviços disponíveis.

O jardineiro Romeu Passos Santos tirou a 2ª via da Carteira de Identidade e saiu bastante satisfeito. “Aproveitei para tirar a Carteira de Identidade porque a minha já estava antiga, adorei o atendimento, foi bem rápido e bem melhor do que ter que ir pra Aracaju e enfrentar uma fila. Pra mim facilitou bastante e o atendimento foi excelente”. Já a aposentada Cecília de Jesus Santos diz que quando recebeu a informação de que o Ceac estaria em Itaporanga, não perdeu tempo. “Eu vim trocar a identidade, fiquei sabendo pela minha cunhada e assim que soube me programei e vim logo cedo, o fato do serviço ser na cidade e grátis facilitou bastante. O atendimento foi rápido, eu gostei e fui muito bem atendida”.